quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Trabalhando teatro com as crianças


Sabemos que crianças adoram se divertir, inventar e imitar. Mas seriam perceptíveis os benefícios do teatro para o público infantil? O teatro contribui no desenvolvimento e formação de caráter, estimula a memória, a atenção e concentração, combate a timidez, desperta a coordenação motora, estimula o conhecimento literário, motiva a brincar com a fantasia, entre outros aspectos.

Com isso, Núria Roca apresenta o livro Teatro, que permite ao mediador de leitura auxiliar as crianças no processo de desenvolvimento cultural:



Ir ao teatro: a história começa com crianças assistindo a uma encenação em um teatro.

Sobe a cortina: ao fim da peça, conhecem os bastidores e o fantástico mundo por detrás das cortinas.


Vamos fazer máscaras de... : nesta sessão, incentiva- se que criança interprete sentimentos com caretas e máscaras.
Dica: prepare máscaras e leve para que a criança utilize-a enquanto representa com falas. Exemplo: peça que utilizem uma máscara e relatem uma vivência como “fico feliz quando...” “fico entristecido (a) quando...”.

Imaginar com o corpo: nesta sessão, as crianças são estimuladas a gesticular e representar com o corpo, fazendo imaginações e imitações.
Dica: anote em vários papeizinhos diversas coisas a se imitar. Embrulhe os papeis e deixe que cada criança escolha um. Por vez, cada uma representa e pede os outros para a imitarem.


Ruídos: aqui, a criança utilizará sua voz ou recursos físicos para criar sons.
Dica: leve instrumentos criativos ou crie com eles, como bater um pau no outro, amassar papel, chacoalhar arroz, bater palmas, respirar de forma ofegante, sons com a boca...





Pessoas e personagens: nesta parte, as crianças poderão representar personagens existentes ou criar o seu.
Dica: peça que cada um imite alguém como um familiar, personagem de desenho/ filme, etc. e depois peça que criem um super heroi ou algo assim.




O baú das surpresas: aqui, o intuito é estimular a criatividade com figurinos.
Dica: leve enfeites, tecidos, retalhos, cintos, chapéus e fitas; e deixe que cada um (uma) crie sua fantasia.




E a maquiagem? O intuito é introduzir a maquiagem artística.
Dicas: leve sombras, batons, tintas para rosto e estimule a pintura de rosto. Divida em duplas e peça que cada colega maquie o (a) outro (a), ou leve espelhos e peça que cada um se maquie.




Era uma vez... : após escolherem a fantasia, personagem e  maquiagem, falta bolar a história.
Dica: deixe que as crianças criem uma história, e você mediador (a), poderá intermediar, auxiliando no desenvolvimento da história.



Bolar um cenário: agora só resta o cenário para que comece o espetáculo.
Dica: leve objetos que tenham algo relacionado à história criada. Peça que as crianças procurem coisas que possam ser usadas, como mochila, cadeira, blusa de frio, etc. Por fim, usem a criatividade.


O teatro de sombras: o teatro de sombras pode se tornar uma brincadeira divertida.
Dica: procure um lençol claro, ou TNT branco, amarre suas extremidades de forma que fique esticado e largo, e apague a luz da frente, mas deixe uma lanterna ligada atrás do lençol. Peça que cada criança imite algo e os outros terão de adivinhar, e assim, quem adivinhar será o próximo a imitar.



Bonecos bem animados: mostre às crianças o quanto o Teatro é diversificado. Introduza o teatro de fantoches.
Dica: leve papel cartão colorido, tesoura, fita adesiva, lápis e palitos de picolé para que criem fantoches.




É bem mais difícil e Vamos brincar de circo: e para finalizar, apresente o circo, que não é teatro, mas é primo dele (haha).
Dica: estimule malabarismo, procure e ensine mágica a eles, peça que dancem, que andem na linha do chão como equilibristas e etc.

Bem, então é isso! Este magnífico livro é bem abrangente e diversificado. Ele também possibilita que o (a) mediador (a) trabalhe o livro em diversas contações; quer seja dois temas por dia, quer seja um só ou até mesmo mais. Espero ter ajudado!

Escrito por: Monique Evelyn Pimentel Zanela




Ficha técnica:
Título: Teatro
Autora: Núria Roca
Tradução: Irami B. Silva
Ilustração: Rosa M. Curto
Edição: Escala Educacional, São Paulo, 2006.

Um comentário:

All you need is blog... disse...

Que coisa linda! Nunca tinha olhado esse livro!!