sábado, 29 de junho de 2013

Você tem medo de quê?

Diário do Contador por Mariana Lima


Hoje é a minha primeira postagem no blog. Acabei de me juntar ao projeto e cada semana é uma experiência nova. E foi assim que eu resolvi estrear no blog: falando da minha primeira (e por enquanto única) experiência como contadora.

 Confesso mesmo que estava nervosa, preocupada de não conseguir me relacionar bem com as crianças, delas não se interessarem pela história, de passar uma primeira impressão ruim. Mesmo dividindo a turma com o Nativo e contando junto com ele a história, ainda assim cheguei à escola morrendo de medo. E, coincidentemente, levamos uma história sobre medo para ler, um livro que eu tinha em casa chamado Quem Tem Medo de Escuro? de Fanny Joly.
Depois de me apresentar para a turma, a professora separou grupos de três alunos e começamos a ler. Sentamos em roda, eu lá com um livro na mão como se soubesse de alguma coisa e três crianças muito bonitinhas me olhando, e eu com medo delas não gostarem, de todas pedirem pra voltar para a sala, de saírem correndo. Comecei perguntando quem tem medo de escuro, mostrando a primeira figura; depois, comecei a ler.
E aí assim, de repente, o medo e o nervosismo que eu tinha passaram. Estar lendo, pensando na história de várias maneiras diferentes (porque cada criança pensa de um jeito, e falaram coisas que eu não tinha chegado a pensar antes) e principalmente ver as crianças se interessando e fazendo perguntas foi muito gratificante. E perguntando quem tem medo de escuro e porque, eu me toquei que o medo de escuro nada mais é do que medo daquilo que não se pode ver; do desconhecido. E não era isso o que eu tinha? Medo de uma situação em que eu nunca tinha estado antes?
Enquanto o livro explicava para eles porque não precisamos ter medo de escuro, eu fui relaxando e vendo que a situação que me preocupou tanto era na verdade muito divertida. Vendo que eu não precisava ter medo de começar a contar também. Agora eu não penso mais em quantas coisas podem dar errado, mas em como foi legal ver as partes que deram certo, as crianças se interessando pela história, etc. E já não fico mais nervosa ao pensar em ir contar histórias para eles. Na verdade, estava ansiosa para a Copa das Confederações acabar logo e as turmas da tarde voltarem a ter aulas normais nas quartas-feiras. Já estou pensando em um livro que eles vão gostar. Um com lobisomens e bruxas, como eles pediram. Com heróis que não tem medo de nada.

2 comentários:

Dani Martins disse...

Olá! Acabei de chegar em seu blog, estou a procura de um livro que fale sobre o medo no escuro...meu filho de 4 anos tem esse medo e tenho o hábito de trabalhar as dificuldades dele através da leitura. Você me indica? Acho super válida sua iniciativa em contar histórias para crianças, amo esse universo, e meu filho também. Ajuda e muito a resolver as questões que muitas vezes eles não conseguem exprimir. Bjk e parabéns!

Livros Abertos: Aqui Todos Contam! disse...

Oi Dani, desculpe a demora em responder! Acerca de dicas para ajudar seu filhote a elaborar o medo do escuro, veja aí abaixo alguns outros posts aqui do blog que falam disso. Espero que ajudem! Abraços!

http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2012/08/diario-do-contador-larissa-araujo.html

http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2011/11/diario-do-contador-por-larissa-araujo.html

http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2011/10/diario-do-contador-por-mariana_13.html