quarta-feira, 26 de junho de 2013

Leitura Dialógica - Meus Primeiros Passos

     Faz pouco tempo que estou no projeto Livros Abertos e vejo nele uma oportunidade de estar sempre lendo alguma coisa e de levar pras crianças esse amor que eu tenho pela leitura.
     Nesse mundo caótico e cheio de novas tecnologias se torna difícil se interessar pela leitura quando temos tantas outras coisas que são aparentemente mais interessantes, mas tento mostrar para as crianças que ler também é legal e deve fazer parte da rotina deles.
     Minha primeira contação dialógica foi um desafio, manter aquelas crianças agitadas concentradas no que você quer dizer é um trabalho difícil, mas depois que você pega o jeito aos poucos as coisas vão ficando mais fáceis. Melhorar a sua forma de leitura dialógica não tem fim, existe sempre um jeito melhor!  
     Ler para as crianças é aprender com elas, é como numa entrevista em que o roteiro existe, e é importante, mas tudo pode mudar de acordo com o entrevistado. Não as subestimo, e é muito bacana essa troca, frequentemente eles me trazem coisas novas que eu não havia percebido ou pensado... Lembro de minha época de escola quando me falavam que eu era muito pequena para entender isto ou aquilo, porém sempre achei que quando bem explicado tudo é possível de ser compreendido, estou sempre me surpreendendo.Vem sendo um ótimo aprendizado. Atualmente acordo todas as manhãs de quarta-feira e penso: É hoje o dia da contação!



Bárbara Oliveira J

Nenhum comentário: