quinta-feira, 8 de maio de 2014

O Novato

Queridos amigos,

Quero compartilhar com vocês meus primeiros contatos com a turminha do 5º ano B da 415 Norte, sexta-feira à tarde. Confesso ter ficado um pouco ansioso no começo. Queria que gostassem da minha abordagem e assim pudéssemos nos conhecer melhor. Apresentei-me a eles e pedi para que cada um também se apresentasse. Quis criar um clima de descontração. Não levei nenhuma leitura; pedi para que eles escolhessem algo na biblioteca. Fizemos um sorteio, e o livro escolhido foi O Diário de um Banana. Foi uma leitura muito divertida! Alguns já haviam lido algum dos livros da série ou visto o filme e então pudemos discutir sobre os personagens e as situações engraçadas descritas no Diário.

No último encontro iniciamos uma aventura pela Amazônia, com a história de dois meninos índios, Apiraí e Kaó, em A Batalha da Cachoeira do Cipó, de Vera Duval, com ilustrações de Catarina Bessell. Esses dois amigos se juntarão aos animais para proteger a floresta contra os madeireiros. Para esse encontro, resolvi, também, levar argila e propus a eles que fizessem um personagem de nossa história, ou se quisessem iríamos confeccionar vasos e/ou panelas à maneira indígena: foi o que escolheram! Fiquei encantado com os trabalhos de cada um! Para além da proposta inicial, foi gratificante ver como alguns extrapolaram, fazendo com que novas formas nascessem dos vasos. Um dos alunos, Pablo, criou uma textura do lado externo do vaso, pois o achou parecido com o Estádio Mané Garrincha. Ele fez até os jogadores!


Estou muito feliz em participar do projeto! Faço Licenciatura em Artes Visuais, e acredito que esse contato com o lúdico e com as crianças será uma rica experiência na minha formação. Agradeço à nossa professora Eileen pela oportunidade de fazer parte do projeto e também à minha companheira de contação, Andressa, que tanto tem me ajudado!

Por Sille Maciel

Nenhum comentário: