quarta-feira, 4 de março de 2015

Viagem à Terra do Nunca

Cartaz do Novo Filme do Peter Pan
Voando da segunda estrela à direita e então direto ao amanhecer, se encontra a Terra do Nunca, uma ilha onde grandes aventuras estão a todo o momento acontecendo.

Nessas férias, resolvi passear por aquelas terras e descobrir o que de tão magico tem, e por que todas as crianças querem ir pra lá. Quase não voltei. Descobrir através das páginas do livro toda a narrativa envolvente e emocionante do garote que se recusava a crescer, e com isso se tornou a mais “antiga” criança a permanecer criança.

Pessoalmente eu acreditei que iria me identificar com o Pedrinho (é Peter, mas Pedrinho é para os íntimos ;D) mas ao longo da narrativa eu descobri que não, de forma alguma eu sou Pedrinho. Ele é muitas vezes grosseiro, e tem brincadeiras de extremo mal gosto, fazendo a pobre Wendy Moira Ângela Darling sofrer de preocupação.

Peter é por vezes mal educado e egoísta, tem sempre que estar certo e ser o centro das atenções, mesmo quando claramente não e pela genialidade dele que as coisas acontecem. É por vezes demais mimado e oportunista. Meus sonhos de que Peter era o mocinho…se foram levados pela correnteza da água...até o seu confronto com Hook, o capitão pirata do navio.


Naquele confronto eu vi Peter sendo quem ele é, não essas crianças que nós queremos que ele seja, que se senta e se comporta educadamente, que fala todas as palavras corretamente e nunca grita, educadinha que espera sua vez de falar e diz por favor e obrigado toda vez. Peter é impetuoso e criativo, ele vai fazer do jeito dele, e o principal é que ele não resiste aos seus próprios impulsos e desejos. Ele é o que ele é, puro e simples, no sentido literal da expressão.

Toda a aventura me ganhou em uma frase do livro. Hook estava lutando contra Peter e no calor da batalha Hook pergunta: “Quem é você?” então Peter responde sem pestanejar, a resposta que ei finalmente entendi que nos momentos bons e nos momentos ruins, eu e Peter temos muito em comum, que a pesar dos defeitos que a gente compartilha, existe um pequeno momento onde ele nos resume, a mim e a ele. Ele diz:

“Eu sou a juventude, eu sou a alegria. Eu sou um passarinho que acabou de sair do ovo.”


BoscoJoao ;D

Nenhum comentário: