terça-feira, 1 de abril de 2014

À Verdade (ou não)

Se o Pinóquio dissesse “Eu estou mentindo” o nariz dele cresceria?
Ráá!
Como nós nos preocupamos com a verdade. Não gostamos de verdades incompletas, não queremos verdades inconvenientes e rejeitamos verdades duras, mas nenhum desses sentimentos nos freia em buscar a verdade.

A verdade no âmbito acadêmico é uma espada de dois gumes. Todo cientista busca a verdade em forma de conhecimento, formula ou modelo, e muitas vezes a encontra. Ao mesmo tempo ele deve saber que poucas verdades permanecem em pé por muito tempo, assumir que a verdade é temporária no mundo acadêmico é vital para entender que o conhecimento se renova, e que muitas coisas deixam de existir para dar lugar a uma nova teoria.

Agora na leitura, o que é verdade? Como mediador já me perguntei e já fui perguntado do espaço da verdade nas estórias. Ano passado eu levei um álbum de figurinhas para que os estudantes desenhassem o restante das figurinhas e o álbum fosse terminado. O tema do álbum era de um filme que tinha como protagonistas o Papai Noel, Fada do Dente, Coelho da Páscoa, Morfeu e o Bixo Papão.
Primeira pergunta feita foi “você acredita em Papai Noel” e as respostas foram divergentes, “Sim”, “Não”, “Eu acredito no dinheiro”, etc. E eu o adulto do grupo com 22 anos de vida não sabia o que responder. Se respondesse sim, eu estaria mentido porque não acredito em nada disso, mas se fosse não, os garotos que acreditam pensariam o que? Nesse momento usei minha sabedoria e fiquei calado.

A discussão vai longe, só que eu acredito que os conceitos que foram mal usados. Em vez de confrontar a VERDADE versus MENTIRA, devia ser MENTIRA  versus IMAGINAÇÃO. E ai meu caro é uma discussão totalmente diferente. Mentira é a antítese da verdade, algo falso, que não é verdadeiro. Imaginação é um reino próprio onde o horizonte de possibilidade se expande para além do possível e é ai que a gente mais encontra crianças, e sabe por que crianças porque para os adultos igual a eu e você que acreditamos que o possível é verdadeiro e que pra lá disso é tudo mentira.
Não fui eu mãe, foi ele. (classico)


Como um cristão adventista eu lhes digo para buscar a verdade e censurar a mentira, mas nunca, jamais censurem a imaginação, a imaginação só deve crescer e expandir para todos os cantos do mundo. Imaginação não é mentira, é só a sua inteligência se divertindo. Então deixem o Primeiro de Abril acontecer meus amigos, deixem as pessoas serem imaginativas, e quem sabe a gente recupera aquele espirito de criança perdido a muito tempo.

Let it Go
 BoscoJoao xD

Nenhum comentário: