quinta-feira, 17 de abril de 2014

"Vê é uma caixa"


Boa tarde, mediadores!

    Pensei a semana inteira sobre o que escrever no blog e acho que como de costume para aqueles que escrevem pela primeira vez fiquei na dúvida do que postar, se iam gostar ou não, se seria adequado ou não. A questão é que eu resolvi sugerir um livro que eu preferia fazê-lo depois de já ter contado pra poder acrescentar a minha experiência da contação, mas como não pensei em nada melhor, lá vai. 

    "Vê é uma caixa" é um livro que retrata uma criança que,  por ser fechada, é comparada a uma caixa pelos amiguinhos. Vê, depois de assumir o seu jeito e se conformar com a comparação feita,  começa a fazer muitas caixas de todas as formas e cores, e dá-las de presente a todos. E é assim que Vê descobre uma forma de demonstrar seus sentimentos mesmo sendo uma pessoa mais tímida. Até que certa vez resolve dar uma caixa vazia em formato de chave para uma vizinha muito brava dizendo que é para abrir seu coração. A mulher gosta tanto do gesto que resolve aprender a fazer caixas com Vê e abrir um curso chamado "Caixa das Emoções" e assim compartilhar a ideia de que nas caixas precisa-se colocar um pouco de seus sentimentos e daquilo que alegra suas vidas. 

    A ideia que eu tive junto com a mediadora Kayla, que me acompanha nas contações, é que podemos levar caixinhas pequenas pra cada criança e sugerir a elas que falem o que desejariam colocar ali, ou então, levar papéis para elas desenharem o que quiserem colocar nelas e depois presentearem seus amigos. Além disso, no início da contação pedir para que cada criança se compare com algum objeto e dizer o porque da comparação. Enfim, imagino várias dinâmicas que podem ser feitas a partir desse livro. Aceito mais sugestões! Se quiserem o livro emprestado algum dia é só entrar em contato.

Bom feriado a todos!
Lara Letícia


Nenhum comentário: