segunda-feira, 21 de julho de 2014

Criança 10 x Livros Abertos 11

“Criança bagunceira”

“Criança mal educada”

“Criança comportada”

“Criança Criança”

Creio eu que, depois da adolescência, a infância deve ser a fase mais estigmatizada do crescimento. Frases como essas são frequentes nas bocas adultas e elas estão certas, não verdade?!

Primeiro que elas nunca ficam quietas. Até mesmo as quietas são bagunceiras. Mexem onde não devem, estão sempre colocando a mão em tudo quanto é lugar, na tomada, no vaso, na boca, no nariz e na boca de novo. Desobedientes, só querem fazer as coisas na hora e do jeito delas, e, quando não é assim, já abrem um berreiro. Perturbam a professora para ir ao banheiro mesmo tendo acabado de voltar do recreio, e, nos casos mais comuns, gritam, chutam, puxam cabelo, xingam e falam as coisas mais grosseiras, com a desculpa que os adultos dão de que “crianças são tão sinceras”.

Isso bem poderia ser o depoimento de professoras cansadas, mães estressadas, primos distantes, amigos chateados, irmãos dedo-duro, mas o que resta disso tudo são camadas e mais camadas de afirmações negativas e condenações e lá no centro, lá dentro, uma criança.

Quem ganha? Crianças ou Livros Abertos? Agora, deixe eu, Mediador do 4º ano do período da manhã, contar um pouco da minha experiência.

Primeiro, que bom que criança nunca fica quieta. A gente corre com elas, aproveita a energia pra falar de historia de aventura e, quando elas querem voar, eu deixo. Bagunça? Com certeza tem bagunça, ainda mais quando eu levo uma barraca de acampamento pra eles montarem e a gente conta as historias de quando eu acampei no deserto, na floresta, no meio do rio. Tem sempre uma desobediência, elas não são perfeitas, de vez em quando eu brigo e chamo atenção, mando parar de xingar e bater por que não quero ficar escutando e vendo essa falta de respeito, e, no final, tudo, eu digo tudo, esta perdoado quando eu digo tchau e, com protestos da professora, alguns deles se levantam, me abraçam e dizem que me esperam na próxima quinta.
Eu não tenho crianças, e nem fico seis horas trancado em uma sala com elas. Eu tenho duas horas de cada quinta feira da semana pra encontrar com elas, entender o seu mundo e fazer parte dele.

“...Sê tu uma benção: abençoarei os que te abençoarem[...] por meio de ti serão benditas todas as famílias da Terra.” Genesis 12: 3,4

Mediadores, não percam tempo gritando e confirmando as supostas coisas negativas nessas crianças, mas sejam bênçãos para elas, se arrisquem a gostar delas e entendê-las, e elas, bagunceiras ou comportadas, vão lhe retribuir em dobro. Quando você ganha, elas ganham.



BoscoJoao =D

Nenhum comentário: