segunda-feira, 27 de março de 2017

Ah! A primeira vez!

A minha primeira vivência da leitura dialógica aconteceu recentemente. Nessa estréia, eu estava como platéia, junto de outros colegas que também ingressavam no projeto. A experiência veio a somar muito, pois pude me pôr no lugar de espectadora, imaginando como as crianças que futuramente me ouvirão e conversarão comigo irão se comportar. Além disso, pude esclarecer algumas duvidas do que seria a leitura dialógica na prática.

Me senti todo o tempo a vontade para opinar e fazer reflexões sobre o que eu via e escutava. Acredito que essa liberdade para a expressão de nossas próprias interpretações seja a maior riqueza do Projeto. Porque, além de alimentar a nossa criatividade e percepção do enredo, ainda somos despertados para perceber outras visões e contextos que são proporcionados pelos colegas.

O livro escolhido foi Aves, um texto riquíssimo, que provocou nossos conceitos de antropocentrismo, por meio de textos pequenos e ilustrações, que ocasionavam várias interpretações. Afinal, a representação dos personagens do texto é feita pela humanização de animais, no caso pássaros. Este ponto que me deixou muito intrigada, pois a todo momento nós - platéia- tentávamos encontrar mais e mais traços humanos na história. 

Eu não conseguia ver a narrativa simplesmente como de pássaros - com roupas - e a descrição de suas próprias vidas, pelo contrário! Não sei se os autores fizeram isso propositalmente, mas em seus pássaros, eu enxergava a representação da humanidade. Humanidade essa marcada pelo egoísmo, pela vaidade, pela busca exacerbada do "progresso", pela busca de facilidades. De modo a chegar até mesmo ao ponto de perder o discernimento do quanto esse contexto de busca insaciável nos faz mal.

O livro se torna complexo no que diz respeito as temáticas, pois cada um dos pontos abordados proporciona grandes interpretações do que é, ou poderá se tornar a humanidade. Senti meu cérebro borbulhar de idéias, foi um momento muito rico e instigante para o início no Projeto.


Escrito por: Ana Paula Laforga
Ficou com também com o cérebro borbulhando de idéias também?
Não perca a postagem da semana que vem sobre o livro Aves!

Ficha técnica
Aves
Autores: María Julia Díaz Garrido e David Daniel Álvarez Hernández 
Editora: Kalandraka

Nenhum comentário: