sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Diário do Contador por Katsumi Takaki




Poxa vida..já estamos em Dezembro! Já entrando em clima de final de ano. Carol e eu já estamos nos preparando para o dia de fechamento com as crianças, inclusive fazendo uma dinâmica com o último livro que estamos lendo com eles. Mas isso é assunto para um próximo post!
Hoje falarei do livro Natureza Morta de Gonzalo Cárcamo um livro excelente, em todos os seus aspectos. A primeira coisa para que chamo a atenção é o fato de o livro ser composto apenas por figuras! Mas engana-se você que acha que ele é medíocre e “simples”.  E já digo de antemão: é praticamente impossível não se encantar com os traços do ilustrador chileno. A princípio as crianças estranharam muito o fato de o livro não ter texto. Pensaram, inclusive, que “era preciso criar” uma história. Em parte elas estão certas, mas ao final viram que há uma sequência lógica de fatos, construída por meio das ilustrações – e é por isso que devem estar ainda mais atentos a elas. Entretanto, não acredito que a mensagem teria o mesmo impacto caso Cárcamo se utilizasse de textos na estória. Neste caso, é muito melhor narrar os acontecimentos por meio de figuras do que ler de fato as palavras.

Foi a minha segunda experiência de leitura dialógica por meio de livros que tinham apenas ilustrações. Recomendo a todos! As crianças ficam ainda mais motivadas a falar e a prestar atenção, porque a estória é bem visual. Nem é preciso um esforço tremendo para fazer com que participem mais da contação, elas contribuem de forma muito espontânea e entusiástica. Cada virar de página é um arregalhar de olhos, um misto de expressões de descoberta e encantamento.
 Foi muito divertido vê-los conduzindo a contação com tanta naturalidade, de tal forma que conversamos sobre vários assuntos – relacionados à estória – à medida que eles iam compartilhando. É certo que um livro apenas com figuras requer mais do que uma boa leitura; ele é uma obra de arte, e como tal, merece profunda contemplação.


3 comentários:

Adriana Dias disse...

Com certeza o livro é uma arte! E nos remete a uma profunda e deliciosa reflexão!!

Ana Carolina Maia disse...

Amei esse livro! Simplesmente incrível! :D

Eileen disse...

Poesia em imagens. Maravilhoso.