quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O livro secreto das princesas...




Levei o livro “até as princesas soltam pum”, de Ilan Brenman para as crianças na última quinta feira e foi divertidíssimo. Uma menina havia pedido pra que eu levasse um livro de princesa porque na semana anterior eu levei um de monstros, e eu atendi.
Eu já conhecia o livro, já tinha pegado uma vez no acervo e não tinha lido para as crianças, devolvi, e peguei novamente, pois estava tentando descobrir uma boa forma de ler com as crianças, já que tem bastante história e eu costumava levar livros mais curtos. Como as histórias são “separadas”, percebi que ficaria tranquilo passar para o desfecho, caso eles não quisessem ouvir mais nada.
            As crianças que conto adoram esses assuntos, elas se divertem pra caramba. Foi bom levar pra elas porque viram que eu também podia falar sobre isso e rir com elas.
            “Gente, deixa eu perguntar uma coisa pra vocês...” e fui diminuindo o tom de voz como se fosse segredo, “As princesas soltam pum?” A primeira reação era de susto, creio que pela pergunta ter vindo de mim (elas sempre brincam entre elas sobre isso, mas me deixam de fora) e depois muitas gargalhadas. Ouvi de algumas crianças “não tia, claro que não”, e de outras: “claro que sim tia, elas não são humanas? Todos os humanos soltam pum”.
            Em determinada parte do livro, o pai de Laura conta pra ela como aconteceu no baile da cinderela, conta que a princesa soltou um pum no exato momento em que o relógio marcou meia noite e o príncipe não percebeu. Questionei alguns meninos sobre o que eles fariam se isso acontecesse com eles e eles percebessem. Ouvi de um deles: “eu ia empurrar ela e falar: ‘vai fazer isso no banheiro!’”
            Particularmente eu adoro as ilustrações desse livro! São lindas! Feitas pelo Ionit Zilberman. Adorei ver a capa do “livro secreto das princesas” e creio que passei isso para eles, parece realmente que estamos com outro livro em mãos, e a partir dessa página, estamos em contato não com o livro “até as princesas soltam pum”, mas sim com o “livro secreto das princesas”, aquele que aparenta ter mais de 200 anos e estava na estante da biblioteca do pai de Laura...
            As histórias que tem lá não foram colocadas nos filmes, nem nos livros oficiais da cinderela, branca de neve ou pequena sereia... Ficou tudo guardado somente nesse livro secreto.
Xiiiiii, eu e as crianças estamos guardando esse segredo, vê se não vai sair espalhando, hein?!


            Por Priscila Santos

Nenhum comentário: