segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Boas leituras, por Ana Carolina Maia



No encerramento das atividades do projeto na escola, Katsumi e eu havíamos planejado algumas atividades diferenciadas para propor às crianças.
Pensei em levar um papel pardo enorme e em duplas, fazer com que cada criança tivesse o contorno do seu corpo desenhado para que pudesse se transformar no que quisessem, desenhando adereços, cabelos, roupas, rosto... 
No final iríamos recortar, e cada um poderia levar o seu boneco para casa. No entanto, as coisas não aconteceram conforme o esperado.
Ficamos sabendo que nosso último encontro com as crianças tinha sido adiantado, inviabilizando por falta de tempo o encerramento.

Para deixar as melhores lembranças possíveis, levei uma porção de livros e deixei as crianças a vontade para escolher. Uns com várias histórias bem curtinhas e engraçadas, outros de contos do Brasil e do mundo. Levei também histórias de autores como Ana Maria Machado e histórias ilustradas pela minha ilustradora favorita, Mariana Massarani.
O dia estava bastante quente, então levei as crianças para um cantinho gramado, próximo ao parque. Nem por isso tive problemas com as crianças querendo brincar no parque em vez de ouvir às histórias. Todas ficaram bem entretidas lendo em conjunto ou sozinhas um livrinho embaixo das árvores. 
Para um grupo que estava agitado, peguei a caixa de fantoches que havia na biblioteca e brinquei com eles, procurando inventar uma história que encaixasse todos os personagens que iam surgindo. Foi um sucesso! Eles criaram diálogos entre os personagens e solucionaram facilmente o problema proposto pela trama. 
No final, fiquei um tempo no parquinho com eles, pois já fazia um bom tempo que eles me pediam para observar suas aventuras nos brinquedos do parque. Após vários rodopios e travessuras, levei-os de volta para  a sala e, confesso que fiquei bastante sensibilizada ao saber que talvez fossem os meus últimos momentos com aquela turma tão especial.


Após um semestre repleto de histórias,conquistas, descobertas e também desafios, vejo o quanto aprendi e cresci com as crianças.Em alguns momentos, pensava em desistir devido as travessuras e frustrações que me deixavam um pouco cansada, no entanto, os momentos bons prevaleceram e transformaram tudo em uma experiência mágica que guardarei com muito carinho!
Boas férias a todos! E boas leituras!




2 comentários:

Katsumi disse...

Muito bom, Carol!

Eileen disse...

Uma bela despedida do ano! Feliz Ano Novo! :)