segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

O Acervo Indica: Edição especial Temas Difíceis

Há questões delicadas que são difíceis de serem conversadas, como perdas, mudanças, adoecimento e luto. É pensando nesses desafios e na dificuldade de começarmos uma conversa, que trouxemos alguns livros que podem nos ajudar para mediar esses assuntos.
Preparem-se para muitas emoções:

Harvey como me tornei invisível - Hervé Bouchard e Janice Nadeau

http://statics.livrariacultura.net.br/products/capas_lg/727/42134727.jpg
Este é um livro diferente, as ilustrações de Janice casam com o texto delicado de Hervé, acompanhamos nosso protagonista e seu irmão em um dia de primavera, ele já nos avisa que foi numa dessas primaveras que ele perdeu seu pai e se tornou invisível. Harvey tenta preparar o leitor, mas, sabemos que assim como não há como nos prepararmos para a morte repentina de uma pessoa amada, para nós leitores não é possível nos tornamos prepararmos para vivermos juntos este momento com Harvey.

É um livro delicado e sensível que vai abrir portas para muitas conversas, é imperdível! Mas, prepare a caixinha de lenço.

Ficha Técnica
Título: Harvey - Como me tornei invisível
Autor: Hervé Bouchard
Tradutor: Luciano Riveira Machado
Ilustradora: Janice Nadeau
Editora: Pulo do Gato 
Ano de Edição: 2013

A vida na porta da geladeira - Alice Kuipers



http://images1.folha.com.br/livraria/images/9/1/1024988-350x360-264906.png
Assim, como Harvey, A vida na porta da geladeira abre caminho para conversarmos sobre o luto. Outra coisa em comum é o formato a estrutura do livro, que não segue o formato tradicional de prosa. A história se desenrola através dos bilhetes que mãe e filha trocam, vamos aos poucos inferindo detalhes que vão ficando implícitos ao longo dos curtos bilhetes e conhecendo mais de nossas personagens. É um livro muito interessante e preparamos alguns pontos de conversa: como divórcio, jornada de trabalho dos pais, relação mãe e filha, vida escolar, câncer e luto.

É um livro que nos surpreende pela sua simplicidade e nos emociona sobre sua profundidade. É cativante!

Ficha Técnica
Título: A vida na porta da geladeira
Autor: Alice Kuipers
Tradução: Rodrigo Neves
Editora:  Martins Fontes
Ano: 2009


O livro de todas as coisas - Guus Kuijer
http://statics.livrariacultura.net.br/products/capas_lg/743/5102743.jpg
O primeiro capítulo do livro começa com um homem encontrando Guus Kuijer (o autor) e encomendando um livro de sua infância, que não foi feliz. Eles dizem que não é um livro para se ler tomando uma xícara de chocolate quente diante de uma lareira. Eu discordo, é um bom livro para se compartilhar com alguém querido na rede da varanda. Não ache que se trata de um livro superficial, porque é antítese disso. Em O livro de todas as coisas, você acompanha o desenvolvimento de um menino, que usa a criatividade e a fantasia para lidar com o seu contexto familiar e social conflituosos.

Há muita sensibilidade de Guus para falar sobre como a incoerência entre um discurso moral e violência doméstica. É maravilhoso e surpreendente!

Ficha Técnica
Título: O livro de todas as coisas
Autor: Guss Kuijer
Tradutora: Mirella Martino
Editora: Martins Fontes
Ano: 2011

DESEJAMOS UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA VOCÊS!
E vocês, leitores? Já usaram algum livro para explicar algo delicado para as crianças?
Compartilhem conosco suas experiências corajosas! ^^


Nenhum comentário: