quarta-feira, 8 de março de 2017

O Acervo Indica: Clássicos I

Fizemos uma pesquisa entre nossos mediadores e elegemos os livros que todos deveriam ler! =)
São verdadeiras riquezas literárias que não devem ser ignoradas nas estantes, ao longo do mês de março vamos compartilhar os favoritos de nossos mediadores!

=) Começamos com os clássicos mais votados:

1) Saga Harry Potter de J.K. Rowling


http://wizardsandwhatnot.com/files/2015/11/Harry-Potter-books.jpg

O afeto de uma mãe pelo seus filhos gerou um universo inteiro, uma nova Inglaterra surgiu com mágica, inesperada e afetiva. E dentro da própria história, é o amor materno que gera uma proteção infalível uma das maldições imperdoáveis do mundo bruxo.

São muitas as jóias que ornamentam este mundo literário, personagens profundos e complexos; cores estonteantes; mistérios e segredos. Entre essas joias, está acompanhar o crescimento e amadurecimento de Harry e seus amigos Rony e Hermione ao longo de sete livros da saga.

Aliás, ano passado chegou aos leitores um oitavo livro, fizemos uma matéria sobre ele, que tal conferir?
http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2016/11/dica-de-leitura-harry-potter-e-crianca.html

Harry Potter
Autora: J. K. Rowling
Editora: Rocco


2) O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

http://static.tumblr.com/6aknvoa/gyllymgi5/petit_prince.jpg



Todo mundo comenta, é uma daquelas obras que tiveram muitas adaptações e muito merchandise, mas que pouca gente da geração atual leu. E é bom avisar: não é nada do que você imagina. 

Considerado o livro mais existencialista jamais escrito, O Pequeno Príncipe vai virar suas certezas de cabeça para baixo. Isso, claro, se você ainda conseguir ver a cobra que engoliu o elefante. Se você já é desses que só vê um chapéu... que pena!

Por isso é tão importante ler esta obra magistral na infância, ou então com seus olhos e sua alma de criança bem abertos.

Ficha Técnica
Autor e ilustrador: Antoine de Saint-Exupéry
Tradutor: Dom Marcos Barbosa
Editora: Agir
Edição/Ano de edição: 48/2006

3) As Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/ec/59/6d/ec596d5103abeb247c03d2849c539009.jpg
Sete dias compõem uma semana, sete notas musicais fazem infinitas músicas, sete cores formam o arco-íris e são sete as histórias passada por Aslam e os filhos de Adão. Todas as histórias são mágicas e simbólicas - desde O Sobrinho do Mago até A Última Batalha - e todas elas fazem a obra de C.S. Lewis imperdível. 

Nárnia foi um presente de C.S. para sua afilhada, mas esse presente não ficou somente na família, ao contrário, contagiou muitas gerações e se tornou herança literária para muitas outras famílias. 

Na dedicatória da segunda crônica, talvez a mais conhecida por causa do filme, O Leão, A Feiticeira e o Guarda-roupa, ele escreveu:

"Minha querida Lucy, 
Comecei a escrever esta história para vocë, sem lembrar que as meninas crescem mais depressa que os livros. Resultado: agora você está muito grande para ler contos de fadas; quando o livro estiver impresso e encadernado, mais crescida estará. Mai um dia virá em que, muito mais velha, você voltará a ler história histórias de fadas. Irá buscar este livro em uma prateleira distante e sacudir-lhe o pó...".

Independentemente da sua idade, nosso conselho é pegue este livro solitário, seja na estante da biblioteca, do sebo ou da livraria, e sacuda o pó que tenta tirar o brilho de histórias sobre o fantástico. Bem-vindo a Nárnia, filhos de Adão e filhas de Eva.

Ficha Técnica 
As Crônicas de Nárnia
Autor e ilustrador: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes 
Ano de edição: 2002



4) Árvore Generosa de Shel Siverstein
https://kindnessblogdotcom1.files.wordpress.com/2015/07/zz12.jpg

Esse é um dos livros que marcou a infância de muito de nossos mediadores, para alguns foi um livro importante para ter um contato primeiro com alguns valores. É um livro modelo para falar sobre o ciclo da vida, relacionamentos e envelhecimento. Um livro aparentemente simples, mas muito profundo e mobilizador, inegavelmente emocionante, do início ao fim.

É um livro que já foi contemplado mais profundamente por aqui também, confira: http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2016/04/a-arvore-generosa-de-shel-silverstein.html

Ficha Técnica 
A Árvore Generosa
Autor e ilustrador: Shel Silverstein
Tradutor: Fernando Sabino
Editora: Cosac Naify

A continuação da postagem na próxima quarta! 
Não perca!
Escrito com carinho por Eileen e Júlia.

Nenhum comentário: