domingo, 19 de outubro de 2014

Diário do Contador: Mundo de sombras: O nascimento do Vampiro- Ivanir Calado.

         A minha experiência com o livro Mundo de sombras: O nascimento do Vampiro começou na adolescência. O que mais me fascinou foi a trama de suspense e a linguagem de adolescente tão similar à que eu estava acostumada. As vivências narradas pelo autor se aproximavam da minha realidade de cidade do interior. Algo que me chamou a atenção foi o fato do autor escrever a história com um pano de fundo de sua infância. Li este livro três vezes, tamanha foi a minha afeição por essa obra, principalmente pelos trechos marcantes que possuíam um correlato forte com minhas experiências, não literalmente, mas em parte uma vivência um tanto próxima. 

          Foi pensando nestes momentos que decidi lê-lo com as crianças, principalmente pelo caráter de suspense e terror que o livro possui. O mistério que cerca a história certamente prende o leitor, que simplesmente embarca com Júlio e Daniel nessa busca pelo vampiro. No primeiro capítulo já percebi diferenças contrastantes entre a minha leitura e a compartilhada com as crianças. A linguagem do Autor é peculiar, pois Calado emprega gírias dos anos 70, palavras muito pouco usuais como “desvario gótico”, “estarrecido”, “mausoléu”, “bulhufas”, “pinel”, entre outras. Coube a mim, decifrá-las para as crianças, muitas nem eu sabia o significado, tive de recorrer ao dicionário. 
          
        Uma das razões é que essas palavras não fazem parte da realidade das crianças, nem faziam parte da minha, mas por já estar acostumada com diferentes tipos de escrita de diversos autores e autoras, quando o li não dei muita importância, mas agora lendo com as crianças, elas me fizerem perceber que certas coisas simples de explicar são escritas de maneira tão complexa que se torna incompreensível. No entanto, o mistério é tão envolvente que esse detalhe ficou para o segundo plano, muitas crianças já relataram estarem interessadíssimas em descobrir quem é o Vampiro. Outras já estão buscando mais livros nesse sentido e eu fico extasiada de ver esse resultado. Muitas já especulam sobre os próximos acontecimentos e tenho que me segurar para não ultrapassar a história.            
       Um menino em especial sempre me questiona a respeito do título, pois se trata do nascimento de um vampiro, mas até o momento só houve a morte de uma vampira. Claro que essa é uma das revelações do livro, não posso nem pensar em adiantar. 
        
      Tenho percebido que quando perpassamos partes do livro que tratam da morte e abordo esse assunto com as crianças, têm surgido definições e perspectivas sobre esse fenômeno que demonstram o interesse delas em compreendê-lo. Apesar da pouca idade (alunos do 4º ano), eles relatam já terem ido a muitos enterros e passado por situações de angústias profundas, marcantes que já influenciou o olhar que eles têm sobre a vida. Algumas relataram temer e ao mesmo tempo ter curiosidade sobre a morte. Acho bacana ver como as experiências delas já demarcam suas crenças e como elas também estão muito abertas a conhecer e discutir sobre essa temática tão desafiadora como é o fim da vida.
      
    Enfim, este é apenas mais um relato do quanto nós, Mediadores, estamos continuamente aprendendo com as crianças, essa é mais do que uma relação de leitura, é uma troca entre as crianças, o livro e os Mediadores. 



Editora: Galera Record
Autor: Ivanir Calado


Texto por Sara Meneses.

Um comentário:

Marcio Roberto disse...

Este livro é bom demais!