sexta-feira, 8 de julho de 2011

Diário do Contador por Katsumi Takaki


Li a primeira metade de "A árvore que fugiu do quintal", de Álvaro Ottoni. A capa do livro me chamou a atenção, muito colorida e chamativa. Além disso, ele aborda a temática do desmatamento e do crescimento das cidades, mas de uma forma diferente. A narração é feita pela própria árvore, vítima de "Serjão, gordo feito uma baleia" e a maneira ativa como ela fala e se expressa é como se ela estivesse de fato ali com você, te contando uma estória do passado dela.
O diferencial é que o livro não fala sobre o desmatamento de forma a colocar uma moral para as crianças. Tudo flui muito bem até por conta da simplicidade da linguagem. Perguntei a elas se elas sabiam o que era "o tempo dos quintais" (uma passagem do livro) e se elas costumavam subir em árvores. Muitas me disseram que não tinham quintal em casa ou que a mãe não deixava subir em árvore. Aproveitei o momento para contar um pouco sobre a minha infância, como era subir em árvores e os tombos que já levei! Tudo de uma forma mais divertida e descontraída pra chamar a atenção deles para a estória.
Infelizmente hoje as crianças estavam bem dispersas.....Ficaram querendo pegar os fantoches e brincar com as almofadas.Confesso que não foi um dos melhores encontros que tivemos. Acho que a agitação deve ser por conta das férias que estão chegando e da festa junina que vai acontecer na escola. Apesar de tudo, interagiram bem quando eu perguntava alguma coisa sobre o livro! Semana que vem é minha última contação antes das férias, vamos terminar de ler o livro. Estou pensando em algo para "fechar" bem esse último encontro....ainda não sei bem o que fazer. Vou pensar e colocar em prática alguma ideia. Semana que vem conto como foi! Até lá!

Nenhum comentário: