

Como o livro foi utilizado com crianças em idade de alfabetização, podemos explorar tanto aspectos da história em si quanto em relação a letras, cores, números... Seguem algumas dicas:
- Perguntar se as crianças já tiveram contato com alguma outra obra do autor, como por exemplo "O menino maluquinho", que é bastante conhecido;
- Pedir para que as crianças contem os dedinhos;
- Explorar as cores de cada página;
- Podemos perguntar quais as possíveis explicações para os "apelidos" de cada um dos dedos. Essa parte foi a que mais explorei na minha experiência.
Ex:
"- Por que o dedo médio também é chamado de "pai-de-todos"? "
"- Porque ele é o maior de todos." - (Uma das respostas das crianças).
Em relação aos dedos chamados "mata-piolhos" e "fura-bolos", também foi possível questionar sobre as experiências das crianças.
Ex:
"- Quem já teve piolho?"- Algumas crianças respondiam que já haviam tido e assim eu perguntava:
"- Como a mamãe matou o piolho?" - E as crianças faziam o gesto com as mãos utilizando o polegar. A partir da experiência relatada, era possível atribuir significado aos apelidos dados aos dedinhos; - Pedir as crianças que mostrassem nas suas mãozinhas os dedos que estavam sendo apresentados em cada página;
- Questionar as crianças sobre as emoções e sentimentos esboçados pelos personagens a partir da expressão do rosto de cada um.
Ex."- O vocês acham que o polegar está sentindo?"
"- Raiva tia!""- Por que?""- Ele tá com a cara brava!" "- Está com cara de monstro!"A partir desse tópico é possível explorar em que situações as crianças também expressaram esses sentimentos, promovendo o diálogo e a interação entre as crianças.Ex."- Alguém já se sentiu muito bravo e fez uma cara assim? Como foi?" - É possível, do mesmo modo, investigar os significados de algumas palavras que podem a princípio não ser tão conhecidas pelas crianças, como "vilão", "anular", "guerreiro", por exemplo.
- Indagar a respeito das experiências das crianças, se já brincaram de teatrinho, massinha de modelar (citados na história)...
- Além das dicas acima é divertido desenhar as carinhas nos dedos da própria mão e fazer a leitura utilizando os próprios dedos como personagens!
Caso essas dicas tenham sido úteis e se tiverem outras, compartilhem com a gente e boa leitura!!!
:) Isabella Brandão
Um comentário:
Adoramos as idéias!
Mais uma: além de contar com os dedinhos pintados,pode-se ter uma brincadeira ao final de pintar os dedos das crianças também, e poder recriar e reinventar cenas da história.
Postar um comentário