segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Ler é também relacionar

Hoje, resolvi trazer citações, de maneira mais leve e descontraída, para que possamos pensar: O que tem incomum a leitura dialógica? 

Anda mamãe muito iludida, pensando que aprendo muita coisa na escola. Puro engano. Tudo quanto sei me foi ensinado por vovó, durante as férias que passo aqui. Só vovó sabe ensinar. Não caceteia, não diz coisas que não entendo. Apesar disso, tenho cada ano, de passar oito meses na escola. Aqui só passo quatro... (Monteiro Lobato).


“Como é gostoso e importante para a formação da criança ouvir histórias. Ao contá-las instigamos a curiosidade e o desejo de "quero mais”, expresso pelas crianças no “conta outra vez”. São esses sentimentos que nos movem para conhecer e aprender as coisas que estão no mundo, e, sabendo as registradas em livros, certamente iremos recorrer a eles, nos tornando, assim, leitores por desejo e motivação. (Perrone e Lara, 2002, p. 123).




”Boa leitura é aquela que leia o que não há entre página e página da mesma folha”
(Agostinho da Silva)


“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”
(Paulo Freire)


Foto: Getty imagens


"Qual Ioga, qual nada! A melhor ginástica respiratória que existe é a leitura, em voz alta."
(Mário Quintana, com adaptações). 


Referências: PAÇO, Glaucia Machado de Aguiar. O Encanto da literatura infantil no CEMEI Carmem Montes Paixão. Disponível em:<http://www.ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/desafios-cotidianos/arquivos/integra/integra_PACO.pdf>. Acesso: 11, out. 2015, 22:15:30


Rosileide Silva Santos

Nenhum comentário: