segunda-feira, 28 de novembro de 2016

O Acervo Indica: Edição Especial Dia da Consciência Negra 2

Continuando a postagem anterior sobre o dia da consciência negra, mais indicações interessantes sobre o tema. O que vocês acharam das indicações da semana passada? Estão empolgados para os novos livros? =) Chega para vocês mais uma postagem cheia de carinho!

Joãozinho e Maria - Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho e Walter Lara

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/564x/94/70/5c/94705c3f604c40efd24b25c93bb7d72f.jpg

Vocês já conhecem a história de João e Maria? As crianças que são abandonadas numa floresta e que acabam seguindo migalhas de pão, achando uma casa cheia de doces e conhecendo uma bruxa que não é muito legal. Mas, a história do Joãozinho e Maria, que se passa na Serra da Mantiqueira, no Brasil, tem algumas diferenças regionais que são muito legais, começando pelo fato de serem duas lindas crianças negras. Visibilidade no conto dos irmãos Grimm é sempre uma boa representatividade.

Ficha:
Joãozinho e Maria
Autores: Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho
Ilustrador: Walter Lara
Editora Mazza

Quilombo Orun Aiê - André Diniz



Um livro emocionante. Quando eu comecei a ler, não pensei que ficaria tão marcada pela história. Em forma de quadrinhos, conhecemos Capivara, um garoto que sonha em chegar ao quilombo Orun Aiê, para reencontrar seu pai e deixar para trás e no passado todos os dias de escravidão. É um daqueles livros que a gente guarda no coração. Ele é mais voltado para as crianças mais velhas, mas nada que uma boa adaptada não permita que os mais novinhos entendam.

Ficha:
Quilombo Orun Aiê
Autor: André Diniz
Editora Galera Record


A semente que veio da África - Heloisa Pires Lima, Georges Gneka, Mários Lemos e Véronique Tadjo

http://www.salamandra.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A0131720F1E252BA2

Baóba ou Embondeiro é o tema deste livro.

“E por que uma árvore como tema? Porque não se trata de uma árvore qualquer. Ela é uma e, ao mesmo tempo, muitas, pois existe em toda a África, recebendo nomes diferentes de país para país.”
Colher histórias e contos sobre o Baobá e brincar com jogos inventados com suas sementes é a proposta de A semente que veio da África, estreitando o abraço entre nossos dois continentes.

Ficha:
A semente que veio da África
Autora: Heloisa Pires Lima, Georges Gneka, Mário Lemos
Ilustradora: Veronique Radjo
Editora Salamandra


As cores da escravidão - Ieda de Oliveira e Rogério Borges

http://3.bp.blogspot.com/-dsavCnzC-X8/VChkT2IsScI/AAAAAAAAEA0/00j2vWD15Oc/s1600/Capa%2Bde%2BAs%2BCores%2Bda%2BEscravid%C3%A3o.JPG

“Uma história sobre inocência roubada, sonhos invadidos, infância escravizada. Mas também sobre esperança, amizade e amor.”

Sensível é a melhor palavra para descrever este livro. Conhecemos Tonho, um garoto inocente que cria, a sua maneira, um refúgio contra a escravidão que vive. O momento em que ele começa a se dar conta da sua realidade é um dos momentos mais dolorosos - não só do livro. Mas, por mais que pareça o fim, Tonho encontra formas de sobreviver e viver, acolhido por pessoas e lugares.
Um livro para os maiores, As cores da escravidão é um desses livros para se ler e pensar.

Ficha:
As cores da escravidão
Autora : Ieda de Oliveira
Ilustrador: Rogério Borges
Editora Champagnat

A última indicação veio de uma de nossas mediadoras, não temos ele no acervo, mas vale a pena conhecer! Vamos ver o que Rogéria nos disse sobre ele?

A cor da vida - Semíramis Paterno
http://www.semipaterno.art.br/wp-content/uploads/2014/09/a_cor_da_vida_2.jpg
Esse é um daqueles livros maravilhosos que a imaginação pode fluir e você criar a sua história. Sabe por quê? Ele é compostos apenas de ilustrações, é um picture book! O livro mostra uma mãe negra de cabelos negros com sua filha e outra mãe branca loira, com seu filho (espie a imagem que colocamos aqui em cima). As crianças se cruzam durante um passeio com suas mães e resolvem brincar juntas sem que suas mães percebam. Aí a confusão está feita! As mães se desentendem e o final monstra que o desespero foi em vão.

Uma história linda de amizade. Negra ou branco? Morena ou loiro? Não importa, é a cor da vida! Leia e crie a sua história. Vale a pena!

Ficha técnica:
A cor da vida
Autora: Semíramis Paterno
Editora Executiva

Também vale a pena dar uma olhada no livro Um menino chamado Negrinho que a gente já falou aqui no blog. Assim como o livro fantástico O mundo no black power de Tayó. Para ler, clique aqui. >> https://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2016/10/o-acervo-indica.html
>> http://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2016/05/o-mundo-no-black-power-de-tayo-um-livro.html

E hoje encerramos nosso acervo indica temático sobre o Dia da Conscientização Negra. Foi muito especial para nós escrever essas postagens, tanto como mulher negra quanto pelo interesse do assunto.  E que não só neste mês hoje nós possamos refletir para quem e visando o que fazemos nossas seleções de livros e leituras e quem devemos atingir, já que, como multiplicadores de idéias, devemos estar atentos às possibilidades que temos nas mãos, e, nesse caso, no acervo pensando nas crianças que dialogamos através da contação.

Beijos mediadores,

Nagy e Vitoria.

Nenhum comentário: