segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O Acervo Indica: Edição Especial Dia da Consciência Negra

Olá leitores!
Mais um acervo indica temático sobre um assunto muito especial e que nos sentimos muito honradas em falar!  Dia 20 de novembro é o dia da consciência negra, mas vocês sabem porquê? Essa data foi escolhida porque nela morreu um dos líderes do quilombo dos palmares, Zumbi. Ele é, assim como sua esposa Dandara, um dos maiores representantes da resistência negra, seja ela política, cultural ou física. O dia da consciência negra é muito questionado atualmente, por pessoas que defendem um dia da consciência humana, mas elas se esquecem da representatividade que a data tem para os negros, pois são eles que ainda são estigmatizados e embranquecidos todo o tempo.
Pensando então nessa representatividade, resistência e no empoderamento que a leitura proporciona, o acervo indica separou uma seleção de livros nessa temática:

Nyangara Chena - A cobra curandeira - Rogerio Andrade Barbosa e Salmo Dansa
(477)

http://www.pontofrio-imagens.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=6699140
Conta a história de um grupo de guerreiros que busca uma cobra que possui saliva mágica e dotada de poderes sobrenaturais que é a última esperança do chefe de uma tribo que fica no Zimbabue. As ilustrações são fortes, intensas e belíssimas e é um livro curto, mas muito marcante. Será que os guerreiros são corajosos o suficiente para encontrarem Nyangara Chena e salvar o líder?

Com esse livro podemos trabalhar a mitologia africana de forma leve com crianças de todas as idades.

Ficha
Nyangara Chena - A cobra curandeira
Autor: Rogerio Andrade Barbosa
Ilustrador: Salmo Dansa
Editora Scipione

Lendas da África Moderna - Heloisa Pires Lima, Rosa Maria Tavares Andrade e Denise Nascimento (389)

http://1.bp.blogspot.com/-LJzPCvGHPoQ/VMGWGuw3caI/AAAAAAADGzI/uWqUbgE9QMg/s1600/lendas.jpg

As lendas existem. Se existem, nasceram de alguma forma. Como nasce uma lenda?
E como nasce uma lenda num continente onde a maior forma de propagação de conhecimento é a forma oral? basta alguém contar para alguém algo fora do comum, extraordinário para logo cair na boca e ouvido de outras pessoas. Griôs (procurar significado).
Lendas da África Moderna oferece alguns relatos de lendas recolhidas em forma de imaginação brasileira sobre o universo africano. Pode-se trabalhar conhecimentos sobre o continente africano, a oralidade tão marcante neste povo com ilustrações lindas e repleta de pessoas negras, contribuindo com a visibilidade para as crianças negras.

Ficha:
Lendas da África Moderna -  Heloisa Pires Lima, Rosa Maria Tavares Andrade e Denise Nascimento
Autoras: Heloisa Pires Limas e Rosa Maria Tavares Andrade
Ilustradora: Denise Nascimento
Editora Elementar


Berimbau mandou te chamar - Bia Hetzel e Mariana Massarani

http://www.livrariacultura.com.br/p/berimbau-mandou-te-chamar-2449106

Berimbau e a capoeira são formas de expressão da cultura africana muito populares no Brasil, mas onde a capoeira nasceu? Uns dizem que foi na África, outros no Brasil. Essa é uma resposta que ainda não encontramos, mas uma coisa é certa: já são símbolos do Brasil.

A capoeira é uma forma de luta que acabou sendo disfarçada de dança pros senhores  não perceberem sua real função. Versos de cantiga de capoeira, com poesia popular guiam este livro lindo cheio de informações para as crianças. Quem sabe não desperta em alguma delas a vontade de jogar capoeira?

Ficha
Berimbau mandou te chamar
Autora: Bia Hetzel
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora

Nina África - Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades - Lenice Gomes, Arlene Holanda, Clayson Gomes (83)

https://www.editoraelementar.com.br/livro/detalhe/69/Nina-Africa

“Houve um tempo em que o céu e a terra eram muito próximos um do outro. Houve um tempo em que se ouvia a voz do rei da terra e do rei do céu. Houve um tempo em que, fizesse chuva ou sol, jamais faltava verde nos roçados. Nesse tempo que nem cabe em nosso calendário, todos os seres inanimados tinha personalidade e viviam entre os humanos.”
Explicando como surgiram as estrelas, o vento e a Brisa, Nina África apresenta também os orixas, o tambor como instrumento símbolo do continente africano através de 5 histórias leves, com ilustrações lindas sobre como começou o mundo e o que permitiu que a África fosse o berço dele.

Ficha:
Nina África - Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades
Autora: Lenice Gomes, Arlene Holanda, Clayson Gomes
Ilustrador: Maurício Veneza
Editora Elementar

Lucas e o direito de coçar - Sheilla Alves
http://statics.livrariacultura.net.br/products/capas_lg/859/3119859.jpg

Lucas tem uma coceira que o faz questionar as coisas, quase todas as coisas. Mas a coceira mais insistente de Lucas é sobre Deus. Será que Deus já foi criança? e como será que foi sua infância? Ele tem a ajuda de algumas pessoas para coçar e coçar essa coceirinha que o segue noite e dia.
Mais um livro sobre representatividade, uma vez que Lucas é negro. Também é possível trabalhar religião e espiritualidade, uma vez que o próprio livro traz a temática para o diálogo.
Um livro para crianças com questionamento de adulto!

Ficha:
Lucas e o direito de coçar
Autora: Sheilla Alves
Editora Callis

O Quilombo do Encantado - Marcos Mairton e Jabson Rodrigues

http://pt.calameo.com/books/00120643536889ac8174a

“Há alguns anos os portugueses ouviam falar do quilombo de Antônio. Referiam-se a ele como “O quilombo do Encantado”, porque muitas vezes encontravam pistas que pareciam levar à sua localização, mas, de repente, sumiam, como por encanto. Várias expedições já haviam sido feitas à sua procura, mas nunca o haviam encontrado”.

Histórias sobre quilombos são sempre emocionantes. Nesse acervo indica, vamos de ‘O Quilombo do Encantado’ e no próximo, Quilombo Orun Ayiê. A importância dos quilombos para os negros escravizados como porto de segurança e cuidado faz com que estes lugares ganhem nomes sempre marcantes.

Ficha:
O Quilombo do Encantado
Autor: Marcos Mairton
Ilustradora: Jabson Rodrigues
Editora Nova Alexandria

Além desses livros, podemos relembrar o livro Grande Assim que já foi citado aqui no blog. Para conferir, clique aqui. (https://livrosabertosaquitodoscontam.blogspot.com.br/2016/10/o-acervo-indica-2-edicao.html)

Vocês acham que acabaram as indicações? Não!

Essa postagem tem continuação porque são tantas indicações que a gente quer ir dando aos pouquinhos para vocês saborearem aos poucos e com carinho
Então, até a próxima semana com mais indicações!
Beijos Mediadores,
Nagy & Vitoria.

Nenhum comentário: