quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Livros ao mar! Uma rede de cuidado que enlaça

Quando preparamos uma mediação é normal ter o sentimento de insegurança. Mesmo que seja em um território familiar e com pessoas familiares, sempre nos bate aquela onda de questionamentos: Como será? Vai dar tudo certo? Vão compreender a leitura? Haverá participação? Essas sensações são ainda mais intensas [e desafiadoras] diante de um público novo.

O convite do projeto Enlaces para mediar com membros da APAE foi como um tsunami que nos sacudiu. Havia duas opções: fazer nada ou nadar sobre essas ondas desafiadoras. 

O livro Onda, da autora Suzy Lee, foi a bússola escolhida para nos guiar nessa emocionante tarefa! 
Assim como a personagem desbrava essa imensidão azul, nós (Rafaella e Jéssica) desbravamos e nos encantamos com jovens e adultos sedentos por atenção e cheios de histórias para compartilhar. Introduzimos a oficina com uma apresentação do que é o Projeto “Livros Abertos” e seu objetivo. Nesse momento eles se mostraram um pouco indiferente. Não sabíamos se estava sendo efetivo e se estavam entendendo. Porém, foi importante. Logo após, organizamos uma gincana em roda para conhecer o grupo. Utilizamos a cantiga “A canoa virou” e cada pessoa que “não soube remar” entrava na roda e dizia seu nome. Foi excelente! Todos apresentados, chegou a hora da história. 


Eles não tinham lido um picture book ainda (livro só de imagens), mas E conseguiram captar a essência do projeto através de varias intervenções maravilhosas. Todos participaram: compartilharam experiências de vida, questionaram atitudes da personagem, se colocaram no lugar dela, riram, demonstraram receios, entre outras coisas fantásticas. Ao final da contação, colocamos um vídeo com as ondas do mar e passamos um óleo de eucalipto para que sentissem o frescor – remetendo a brisa praiana. 

Por fim, oferecemos uma oficina livre de criação. Eles puderam representar as suas próprias interpretações da Oficina por meio de desenhos, pinturas, gravuras, colagens, confecção de barquinhos de papel e modelagem com argila. O ambiente foi composto por conchas, barquinho de madeira, estrela do mar e uma maré de felicidade que batia com um suave impacto.
Poder conduzir essas atividades foi como o primeiro “mergulho no mar”: no início dá um frio na barriga, mas quando se está lá dentro não dá vontade de sair!



=) Um grade abraço,
Rafaella e Jéssica.

Confira nossas dicas de mediação do livro Onda em nossa revista digital! 
http://www.revistalivrosabertos.org/single-post/2015/12/01/Onda-Suzy-Lee

Nenhum comentário: