segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Acervo Indica: 3a Edição

Oi pessoal!
Preparados para mais um acervo indica? A proposta de hoje é temática e tem um convite para vocês!

Existe uma categoria de livros infantis que costuma meter medo em muito mediador e contador de histórias por aí: o livro de imagens, conhecidos também por picture books. Sem frases que guiem a mediação, o livro de imagens permite uma leitura ampla e singular da história, seguindo a perspectiva da criança e exigindo do mediador jogo de cintura e acolhimento com os conteúdos que o leitor trouxer.
Hoje temos a indicação de três livros assim e um convite especial, vamos lá?

A caixa de lápis de cor - Maurício Veneza

A-CAIXA-DE-LAPIS-DE-COR_capa-1_10-400x398.jpg
http://www.editorapositivo.com.br/literatura/wp-content/uploads/sites/4/2016/05/A-CAIXA-DE-LAPIS-DE-COR_capa-1_10.jpg

Este livro é lindo, mas tão lindo que essa foi a primeira coisa que eu achei importante trazer nessa indicação. Um menino engraxate que recebe uma caixa lápis de cor ao invés de dinheiro e cria um mundo todo seu é a história do livro “A caixa de lápis de cor”. Poético e divertido, o livro permite dialogar com a criança a respeito de crianças em situação de vulnerabilidade e a possibilidade de criar novos mundos através da arte.

Autor: Maurício Veneza
Editora: Editora Positivo.
Ano de Edição: 2008

Modelo Vivo, Natureza Morta - Cárcamo

204450_4.jpg
http://bp1.blogger.com/_ogPNyIvFp_c/RitRFYVDBXI/AAAAAAAAALw/m3P60uZYj6E/s1600/pintor1.jpg

Modelo Vivo, Natureza Morta é um livro emocionante. Falando da oposição de atos e pensamentos do homem. O que vale mais: o quadro ou o animal retratado nele? A natureza ou a lenha feita da árvore pintada? É um livro que traz muitas reflexões em suas páginas ilustradas lindissimamente por Cárcamo.

Autor: Cárcamo.
Editora: BERLENDIS & VERTECCHIA
Edição: 2ª Edição - 2015


Ladrão de galinhas - Béatrice Rodriguez

O Ladrão de Galinhas
http://www.fnac.pt/O-Ladrao-de-Galinhas-Beatrice-Rodriguez/a363520

“Uma raposa sequestra uma galinha e foge. O urso, o coelho e o galo a perseguem dia e noite, por vales e bosques, atravessando o mar e o deserto. Ate que por fim, exausto, chegam ao seu esconderijo, mas…”

A temática de que toda história tem, no mínimo, duas versões e que precisamos parar para escutá-las é trabalhada neste livro com ilustrações encantadoras e um final surpreendente e fofo.

Autor Beatrice Rodriguez
Editor: Bags of Books
Ano: 2011



Três livros que sem qualquer frase, mas muita história para contar! Que tal tentar?

Se você sente dificuldade em contar histórias de livros sem imagens ou nunca contou e quer muito aprender como extrair o máximo desses tesouros, nós do Livros Abertos gostaríamos de convidar para a 5ª edição do “Conta Comigo!”, uma sequência de atividades voltadas para a arte da mediação de leitura. Das 10h às 16h, no auditório da Psicologia (AT 141).
Venha nos conhecer!

14705648_1176853762393477_7491100831172345937_n.jpg

Nós contamos com você!
E você?! Conta com a gente?


Abraços mediadores,
Nagy.


Nenhum comentário: