Na última contação, li com
as crianças “Chapeuzinho Amarelo” de Chico Buarque. O livro conseguiu
prendê-las e as fez experimentar um entremeado de medo e risadas. Elas entraram
nessa incrível narrativa melódica de tal forma que sentiram medo juntamente com
a Chapeuzinho medrosa e ao decorrer da narrativa foram ficando mais confiantes
assim como a personagem que deixa de ser submissa ao próprio medo, o enfrenta e
em seguida se diverte com ele.
A grande capacidade dos pequenos leitores em observar e tirar proveito das
ilustrações me impressionou. Eles notaram diferenças cruciais nas imagens como
a cor da personagem que varia entra amarelada (de medo), branca (pavor) e
rosada (feliz) e comentaram isso comigo durante a contação. Salientaram que na
capa ela não está com medo e concluíram sozinhos, somente observando as
imagens, que Chapeuzinho é uma menina feliz a pesar do medo.
Divertiram-se bastante ao perceber que o lobo tão medonho (que fez algumas
crianças se esconderem atrás de mim ao ver a ilustração) foi se
descaracterizando, virando um bolo, em um fantástico jogo de imagens e
palavras. Foi sem dúvida uma bela leitura! Gostamos muito do livro (eu e as
crianças)! Indico para todas as idades.
Durante a leitura dialógica
procuramos explorar bastante as ilustrações que trazem informações importantes
para a narrativa e que muitas vezes não estão explicitas na mesma.
2 comentários:
Interessante essa história, as crianças interagem com a personagem, perdendo o medo junto com ela. Parabéns!
Aconteceu a mesma coisa comigo. Contei essa mesma história na minha última contação e as crianças chegavam comentando na sala de aula sobre o lobo sobre como a chapeuzinho era medrosa e acabavam compartilhando seus medos antigos de quando eram menores (bebezinhos, segundo eles) e como fizeram para superá-lo, assim como fez a chapeuzinho. Realmente é uma experiência muito interessante.
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