terça-feira, 7 de maio de 2013

Sugestão de mediação - "Só um minutinho"


Boa noite aos amantes de uma boa leitura!

Hoje vim trazer uma sugestão de mediação que é este livro de Ivan Zigg chamado "Só um minutinho" que foi escolhido por mim porque o personagem principal é um porquinho, e semana passada eu fui questionada pelas crianças sobre a possibilidade de levar um livro de porquinho, lobo ou golfinho. O livro é muito interessante para trabalhar a questão do tempo com as crianças e eu, para dar uma incrementada na leitura, levei um relógio daqueles com despertador para que toda vez que o porquinho quisesse mais um tempo, eles falassem com o relógio na mão: "Só um minutinho" e foi o máximo, eles adoraram!

Faço mediação em uma turma de 2º período, e eles que tem 4/5 anos se divertiram com o livro. Nele é possível questioná-las a respeito do que elas consideram muito tempo e pouco tempo, sobre o que eles acham do quarto do porquinho: bagunçado? organizado? será que ele consegue arrumar em um minutinho? e o quarto de vocês, é assim também?, e se em casa eles também pedem mais tempo pra fazer algo, e várias outras situações que o porquinho vai passando durante a leitura. Em determinada parte do livro, o porquinho vai dar mingau pro neném e acaba deixando ele todo sujo, uma das crianças disse que o porquinho não sabia cuidar de neném, mas que ela sabia e então as outras crianças falaram que também sabiam cuidar de bebês, e eles falam como tem que fazer. Me divirto com eles.

Muitos questionamentos podem ser feitos com as crianças a partir dessa leitura e as ilustrações são ótimas! Elas gostaram bastante do livro, souberam identificar vários detalhes nas ilustrações e compreenderam as imagens como um todo também.

Gostei bastante de trabalhar com esse livro e recomendo!
Até a próxima e boas mediações! :]

Um comentário:

Márcia Honda disse...

Quando o Celso e eu lemos este livro, lembrei desta música do Palavra Cantada: http://www.youtube.com/watch?v=tdWo7-LkAvA

gostei da idéia do relógio. As crianças gostam de coisas concretas. Vou experimentar com o Celso.

beijos
Marcia Honda