domingo, 7 de julho de 2013

Relato de uma contação memorável!



Essa semana levei para as crianças um livro chamado "Uma coisa depende da outra" do amigo e escritor, Simão de Miranda. Fiz a escolha certa, já que as crianças acharam o máximo, e eu junto com elas. Leio para crianças de 5 anos e elas aproveitaram bem tanto as imagens quando a repetição que aparece no livro, pois sempre que havia uma pergunta elas prontamente respondiam "porque uma coisa depende da outra".
Me atentei para uma introdução que levasse as crianças a refletir e se prepararem para o que eu usaria como intervenção ao longo do livro. Comecei perguntando pra elas sobre coisas que precisavam de outras para funcionar (baterias e pilhas em relógios e câmeras, por exemplo), depois perguntei sobre outras coisas que dependiam de outras para acontecer e por fim mostrei o livro pra elas e apresentei a leitura do dia.
De cara elas se interessaram pela capa que traz uma menina observando seu peixinho no aquário, e eu aproveitei para questioná-las porque os peixes vivem na água. As respostas foram um tanto quanto interessantes! Não subestime as crianças pela idade, elas sabem mais coisas que nós quando tínhamos a idade delas! Hahahaha.
No decorrer do livro analisávamos primeiro as imagens e depois eu fazia a leitura dos diálogos. Os personagens são bem produzidos e eu adorei as ilustrações! As crianças conseguiram identificar os personagens e quando um aparecia novamente elas sabiam quem era. Um detalhe interessante sobre a ilustração é que a "tia" e a "mãe" são parecidas, porém a "mãe" tem os olhos verdes, assim como a filha, e a "tia" tem os olhos azuis. Elas não observaram isso na primeira imagem, mas gostei de ter esse detalhe sutil que diferenciava as duas e aproveitei isso pra ajudá-las a identificar cada uma.
O livro permite várias intervenções, e eu fazia os questionamentos que o livro propõe e esperava a resposta delas para depois mostrar que resposta o livro trazia. Recebi várias respostas divertidas e curiosas. Aprendi que as estrelas só aparecem no céu a noite porque são anjos, aprendi que algumas crianças comem quando querem e não somente quando tem fome, aprendi que em alguns dias chove muito e em outros não porque o senhor das chuvas que escolhe quanto de chuva vai cair, e assim por diante.
Na minha turma, a rotatividade de professores foi grande esse semestre, foram 4 diferentes em 3 meses. Mas quando chegou na parte em que a Giovana (personagem principal) estava na escola, uma das crianças disse: "a tia Vanessa (nome fictício da professora deles) foi tirar o bebê da barriga e nunca mais voltou", e outra falou: "mas eu acho que ela vai trazer o bebê pra gente ver". Eu adorei elas se lembrarem da primeira professora deles que saiu de licença maternidade e deve retornar no próximo semestre, mesmo após outras 3 terem passado por lá.
Para finalizar minha experiência linda da última terça feira, queria dizer que fiquei maravilhada com uma das crianças que é da Argentina e começou a participar ativamente da contação, depois de vááárias tentativas minhas sem sucesso. Eu já estava perdendo as esperanças. Ganhei meu dia e ainda ganhei um brigadeiro de uma das crianças! São fofinhos demais! :]]


2 comentários:

Simão de Miranda disse...

Pri, que espetáculo! Fiquei super feliz com sua iniciativa e por ter escolhido um livro meu!
Beijos!

All you need is blog... disse...

Nossa, adorei seu relato e suas intervenções! Expressaram plenamento a filosofia do Projeto: envolvimento!! Muito bom mesmo, parabéns!!