Há três semanas, levei a turminha do 5º ano B para fazer a contação e um trabalho com argila, coisa que eles adoram, no palco da escola. Fizemos a leitura de um conto bem legal do livro Contos de Lugares Distantes, de Shaun Tan. Com a argila eles fizeram o personagem "Eric", um estudante de intercâmbio. Todos falaram ter gostado muito da história e que iriam fazer um intercâmbio no futuro para lugares como "Las Vegas", "Argentina", "Paris" e "México".
Notei que estavam ansiosos nesse dia e perguntei o porquê. Disseram que teriam aula de Ciências, que tinham muito o que copiar e que estavam com medo de não dar tempo. Ao conversarem entre eles, ouvi-los dizer que achavam as aulas de Ciências muito legais. Vítor, um garotinho muito falante e inteligente, virou para os amigos e disse sorrindo: "Quem não gosta de Ciências? Ciências é a melhor coisa do mundo!" Essa pergunta não me saiu da cabeça. Fui da escola para casa pensando nisso. Eu mesmo quando criança adorava as aulas de Ciências, principalmente aquelas ligadas à Biologia. Lembro-me de ter feito até mesmo um livro com folhas secas e uma coleção e revistas do Globo Rural e de tudo que falasse de fauna e flora. Era, e ainda sou, apaixonado por pássaros e queria muito saber como viviam e de que se alimentavam.
Foi aí que me lembrei de ter comprado no Sebinho um livro bem interessante chamado Árvore da Vida - A Incrível Biodiversidade da Vida na Terra, de Rochelle Strauss. O livro está dividido em sessões curtas e ilustradas de grupos de coisas vivas que compartilham características semelhantes, os cinco reinos da natureza.
A minha proposta não é de dar uma aula de Ciências, pois no nosso momento de contação não temos o intuito de prosseguir com o que eles têm dentro da sala de aula, conteúdos muitas vezes vistos por eles como chatos. Tive uma conversa com a professora Carol sobre alguns termos das ciências que são apresentados no livro, para me certificar de que estavam condizentes com o que aprenderam e se iriam compreender bem a leitura proposta. Foi então que no dia 28 de agosto, numa quinta-feira, dia em que faço a contação dialógica, propus a eles a leitura desse livro e também uma pesquisa sobre os seres vivos que compõem a vida e a biodiversidade de nosso planeta.
Mais uma vez faço uso das artes ao sugerir que os alunos façam desenhos representativos dos diversos seres da natureza, o que estimula sua criatividade e curiosidade. A proposta foi um sucesso! Os meninos ficaram muito animados e já começamos a leitura e um trabalho conjunto em que cada grupinho desenhou e pintou livremente animais, plantas, árvores e muitos outros seres vivos. Assim que finalizarmos cada etapa, apresentarei os resultados aqui no blog e também nas reuniões do grupo, para que todos tenham acesso ao nosso trabalho e ao desenvolvimento da proposta.
É extremamente importante ouvir o que os pequenos têm a nos dizer. Pais e educadores devem deixar que as crianças tenham voz e falem o que pensam. O aprendizado é uma via de mão dupla, acredite!
Por Sille Maciel
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