terça-feira, 2 de outubro de 2012

Diário do contador por Jéssica Araújo

Uma experiência com história em quadrinhos


A história em quadrinhos é uma forma de leitura que normalmente desperta muito interesse nas crianças. Sua dinâmica, a forma como os personagens se dispõem nos quadrinhos, as onomatopeia, e até mesmo o cenário contribuem para que a história seja ao mesmo tempo divertida e interessante.
Em minha última contação resolvi ler com as crianças, pela primeira vez, uma história em quadrinhos. 
A princípio tive um pouco de receio, mas ao mesmo tempo tinha certeza que as crianças iriam gostar. A história “O mistério do Pântano” conta a aventura de Chico Bento que ao se perder em um pântano escuro juntamente com sua namorada Rosinha e seu primo Zé Lelé, precisam enfrentar criaturas monstruosas para poderem voltar para casa. A história era de certa forma grande, e inclusive era dividida em duas partes, e por isso, fiz a contação em dois dias.                       

Só de olharem a capa as crianças ficaram muito animadas, tanto meninos quanto meninas, e em todos os momentos elas contribuíram com a leitura fazendo os “sons” que apareciam na história, e me ajudando com as vozes dos personagens. O fato de dividir a história em duas partes me deixou de certa forma um pouco apreensiva de que as crianças a esquecessem, por se tratar de um gibi, mas no segundo dia de contação as crianças me surpreenderam contando todo o enredo da primeira parte, até mesmo os detalhes, e estavam muito curiosas para saber como terminaria a jornada do Chico Bento. Ver as crianças brincando com a história fez da leitura dialógica com quadrinhos ser muito divertida. Foi realmente muito bom ver a empolgação de todos.     

Algumas dicas:
Na leitura dialógica de uma história em quadrinhos é necessário a presença de menos crianças,de duas a três no máximo, para que todo possam ver as imagens.
Para que se torne uma leitura mais dinâmica e divertida fazer diferentes vozes para os personagens é uma boa opção.       

Um comentário:

Eileen disse...

Gente, eu adoro o Chico Bento, especialmente essas histórias que envolvem criaturas mitológicas, para mim são as melhores. Tem algumas memoráveis com o saci, por exemplo, cuja leitura levou certa menininha muitos anos atrás a andar por aí com uma garrafa, para ver se capturava um.
Mas há uma pergunta que meu filho me fez que me deixou pensativa: "por que Chico Bento só tira zero na escola se ele é tão esperto?"... Taí, né, gente....