segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Qual sua (Hi)Estória?



Então você se pergunta: e se minha vida fosse um filme? Com certeza fantasiar sobre esse assunto 99% dos humanos, e alguns macacos, já fizeram, quem não gostaria de juntamente com Ferris Bueller ter um dia de folga e curtir a vida adoidado? Se você é do tipo aventureiro que tal andar a Europa atrás do amor da sua vida com o mínimo de dinheiro como o pessoal de Euro Trip.
"Se você não curtir de vez em quando..."

Você escolhe o gênero, escolhe se é o mocinho ou o bandido, escolhe se vai ter final feliz. Alguns querem ser hollywoodianos, outros pensam em ser Europeu e quem sabe um toque de bollywood. Não é incomum nos imaginarmos em filmes, já que a vida real, na maioria das vezes, não esta recheada de perseguições policiais e invasões alienígenas.

Mas que tal agora fazer esse pequeno exercício imaginativo de se inserir dentro de um livro? E se a sua vida fosse um livro, que livro seria? “Mas João e as autobiografias?” Se você tiver uma publicada, eu acho ótimo, mas vamos dar um passo de fé e ir atrás daquilo que escapa do nosso âmbito real. Talvez uma personagem dos livros de Tolkien seja mais apropriado para você que quer andar a cavalo pela Terra Média e ser condecorado cavaleiro de Rohan. Ser o próprio Rei Arthur e com seus cavaleiros proteger o reino da Britania.

Acredito que livros são mais pessoais, e por isso diferente dos filmes nesse quesito, pois diferente de filmes que costumam durar uma ou duas horas, o livro esta na suas mãos por semanas, e anda na sua bolsa, mochila, pasta, em baixo do braço. Um tempo de qualidade e um exercício imaginativo muito maior acontece, e quando a leitura realmente “clica” com você, é bem difícil não confabular, imaginar como a estória seria se você estivesse lá.

Ja vivi muitas vidas.

Já fiz isso em As vantagens de Ser Invisível, O Grande Gatsby, Will Grayson Will Grayson, Jogos Vorazes e a lista continua. Esse efeito que a leitura causa pode não ser geral para todos, e ter a sua vida como um livro não tanto glamorosa quanto de um filme. Uma saída que adotei foi criar um livro de memorias. Funciona como uma autobiografia, e eu escrevo o que me der na telha, coisas sobre mim e outras pessoas, coisas, ideias, fatos, suposições, etc.
Quer que a sua vida seja um Filme/Livro/Novela/Seriado/Minissérie? Meu conselho é: Faça um.

BoscoJoao =D


Nenhum comentário: