sexta-feira, 19 de junho de 2015

Dica de Leitura: Stardust: O mistério da Estrela (Neil Gaiman)

Quando Júlia me disse: “O livro é mais sombrio que o filme!” eu não acreditei.
      O filme Stardust: o mistério da Estrela estreou no cinema em 2007, eu já o havia assistido três vezes antes de ler o livro. Eu gostei do filme pela simplicidade, mas também pelo desenvolver da história, a quebra de alguns tabus e também pela boa atuação do elenco, eu o considero engraçado.           No entanto, o livro me surpreendeu, depois da leitura percebi que são obras completamente diferentes. Como todo leitor (a) se há um filme sobre o livro, é evidente que vou compará-los. E sim, há diferenças gritantes entre um e outro, especialmente o final de ambas as obras. Só para citar, adorei no filme a parte em que eles viram estrelas e tal, mas o fim do livro deixou claro que o cinema hollywoodiano não quer que seus espectadores reflitam, apenas quer entretê-los (enfim, o obvio!).
Alguns pontos sobre o livro:
     A mãe de Tristan, uma personagem central que de tão mística pareceria distante, mas Gaiman a deixa tão próxima do leitor (a) que eu adoraria ler um livro exclusivamente sobre ela (alguém que é sequestrada quando criança, transformada em pássaro e cresce em um cativeiro ambulante com uma bruxa, deve ter histórias incríveis para contar). 

O romance: um conto de fadas atípico!
O mocinho que faz uma promessa a sua amada,
buscar uma estrela cadente para seu desejo realizar
ganhar um beijo de sua amada e a um casamento fadá-la.
No entanto, pelo caminho uma surpresa acontece:
abrandou seu desejo e um sentimento pela estrela aparece.

    A jornada dos protagonistas no filme é vivenciada tão rapidamente, mas no livro se passam meses de caminhada, e podemos acompanhar passo a passo da formação dos calos até a chegada.

A parte sombria: Sangue. Se comer coração de estrela já é algo que me assusta, imagina a descrição que Gaiman faz do sangue de uma cabeça de unicórnio decapitada (terrível!), e parecia tão natural, que fora a minha expressão de nojo, não havia nada de estranho nisso. Confesso que meu estomago embrulhou...
     Acredito que uma das características dos personagens que mais me marcou, foi o fato de serem seres mágicos, mas parecidos conosco (egoístas, audaciosos, preguiçosos, irresponsáveis e passíveis de mudança, sempre). Enfim, esse texto é um convite à leitura desse livro, que me impactou bastante.   A forma como Gaiman associa a relação de Tristan e Yvaine  com as nossas, que tirando a exceção (amor à primeira vista), desenvolvem-se paulatinamente é genial e torna a história mais atrativa e não tira o seu caráter fantástico. No mais, a fantasia não é mesma depois de Stardust (para mim, é claro!).

Por isso e muito mais, deleitem-se e adentrem esse mundo fantástico de Muralha!

PS: Obrigada Júlia por me emprestar esse maravilhoso Livro!

Livro: Stardust: o mistério da Estrela
Autor: Neil Gaiman.
Editora: Rocco
Tradução: Janaina Tokitaka




















Filme: Stardust - O Mistério da Estrela (2007)
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Neil Gaiman e Jane Goldman


Por: Sara Meneses.

Nenhum comentário: