sexta-feira, 5 de junho de 2015

150 anos de Alice


Charles Lutwidge Dodgson, adotou o pseudônimo Lewis Carroll, e ficou conhecido, principalmente,  por escrever Alice no país das Maravilhas, mas também escreveu poemas, e até mesmo uma continuação de Alice, Alice através do espelho.

Ele também era matemático, formado pela universidade de Oxford, onde mais tarde lecionou matemática.

A história teve Inicio em 1862, quando Carroll fez um passeio de barco pelo rio Tâmisa, com seu amigo, o reverendo Liddell e suas três filhas, uma delas se chamava Alice. Durante o passeio Carroll começou a contar uma história para entreter as crianças. Contou as aventuras de uma menina muito esperta e curiosa que seguia um coelho, e usou o nome de uma das filhas do Sr. Liddell para batizar sua personagem.
Fonte da Imagem: https://literarialupa.wordpress.com/tag/lewis-carroll/

Em 2015 a famosa obra de Lewis Carrol, comemora 150 anos de publicação. A primeira edição dessa história foi lançada em 4 de julho de 1865, na Inglaterra.

Desde então várias edições de diversas editoras, foram publicadas. E para a comemoração de Alice, a editora Zahar irá publicar uma nova edição, que ira reunir em um só livro “Alice no país das Maravilhas” e “ Alice através do espelho e o que ela encontrou por lá”. Esta nova edição contará com a ilustração de Adriana Peliano.  

Fonte da imagem: http://www.revistadacultura.com.br/revistadacultura

Para quem não conhece a história, tudo começa quando Alice vê um coelho branco de colete e  relógio. Ela acha isso um tanto estranho, afinal, não são todos os dias que a gente vê um coelho de colete vendo as horas. Ela então decide segui-lo, e acaba parando numa toca de coelho. Alice entra na toca e cai, cai, e cai mais um pouco, quando finalmente para de cair, ela se vê num lugar diferente, porém fantástico, habitado por criaturas peculiares e antropomórficas. 
Neste lugar, vive várias aventuras.
Como encolher e esticar por diversas vezes. E além das aventuras surpreendentes ela também encontra personagens bem diferentes e divertidos, como por exemplo, o Gato de Cheshire, o Chapeleiro maluco e a lebre de março, a lagarta azul, entre tantos outros. 

Fonte da imagem: http://revistadonna.clicrbs.com.br/porai/tag/insonia
Alice no país das maravilhas também ganhou várias adaptações para o cinema. A mais famosa delas foi a adaptação de animação feita pela Walt Disney Pictures, em 1951. 
Em 2010 Alice ganhou outra versão, dirigido por Tim Burton e feito também pelos estúdios Walt Disney. Só que dessa vez o filme conta a história em que a Alice já crescida, volta para o país das Maravilhas para salva-lo das garras da Rainha Vermelha.

Fonte da imagem: http://www.arreganho.com.br/filmes-baseados-em-desenhos-infantis
A Walt Disney Pictures está planejando lançar em 2016 a sequência de Alice, que seria “Alice através do espelho e o que ela encontrou por lá”, mas parece que o nome será mudado para “Alice no país das Maravilhas 2”.  Esperemos para ver o que acontece.


Enfim, este é um livro muito agradável de ser lido, com diversas aventuras que faz com que você queira ir para o país das Maravilhas vive-las. Até hoje a famosa obra de Lewis Carroll continua encantando tanto crianças como adultos, pois a história de Alice é uma aventura sem limites. 

Escrito por: Paula Calazães. 

Nenhum comentário: