quinta-feira, 27 de junho de 2013

A leitura como uma desculpa... - Por Isabella Brandão

  Estava lendo o post mais recente do Gabriel no nosso blog e ele falou sobre utilizar a leitura como uma desculpa. Ele dizia assim Uma forma de encarar a leitura, é como uma desculpa, uma desculpa para se pensar as coisas por novas perspectivas, uma desculpa para ter conversas sobre os mais variados assuntos com pessoas diferentes através de algo despertado pelo livro, uma desculpa para que a curiosidade e a criatividade possam se manifestar". Relacionei logo ao que tenho feito ultimamente. Diante da rotina diária e do pouco tempo que consigo passar em casa, o livro serviu como uma desculpa para compartilhar bons momentos com a minha irmã mais nova, Ana Luiza, de 11 anos.
Ao consultar o acervo do Projeto, encontrei um livro chamado "Coração de Tinta", da autora Cornelia Funke, o qual comecei a folhear e que me prendeu logo de cara. Bom, peguei o livro emprestado e levei pra casa. Em um dia do final de semana, fui ao quarto da minha irmã enquanto ela estava fazendo uma tarefa da escola e sugeri: "Achei esse livro legal lá no projeto e pensei em ler com você. Bom, vou começar a ler aqui em voz alta e se você se interessar a gente continua". Ela disse que tudo bem, meio desinteressada e continuou o que estava fazendo. Comecei a leitura e dali uns poucos minutos estava ela deitada ao meu lado super interessada na história. Oba! Ela tinha gostado da ideia!
  A partir desse dia, sempre que estamos juntas a gente volta à leitura, eu começo, quando canso ela continua e vamos descobrindo aos poucos a história. Não é uma leitura dialógica pois eu ainda não li o livro, mas é uma leitura compartilhada e o mais legal é pensar que na nossa imaginação estamos compartilhando um cenário, esperamos ansiosas pelos acontecimentos, conversamos sobre a história, nos questionamos sobre o que pode vir adiante... enfim. O livro tem sido uma ótima desculpa para termos um bom momento juntas e pra ela largar um pouquinho o tal do tablet... rs. Já combinamos também que ao terminar, vamos assistir ao filme que foi feito baseado no livro. :)
  A leitura não deve jamais se restringir ao espaço da escola, mas ela deve ser vista sempre como uma boa oportunidade, seja de passar um pouquinho o tempo em uma fila de espera, seja para iniciar uma boa conversa, pra aprender coisas novas ou mesmo pra viajar um pouco!

 Que tal começar a sua?


Isabella Brandão

Nenhum comentário: