Diário do contador: Gabriel
O início desse ano.
Primeiro post dedicado as minhas
experiências de mediação de leitura neste ano. Esse é o primeiro ano em que
estarei com uma turma desde o começo, mas desde o fim do semestre passado
dedicava meu tempo a esse projeto e às crianças da escola que vamos. Naquele
ano tinha dado continuidade à turma do 5º ano que iria ficar sem ninguém pois a
Maria que era integrante do projeto não iria mais poder continuar com a gente.
Assim, cheguei lá e para a minha surpresa as coisas deram mais certas do que o
esperado. As mediações de leitura foram
evoluindo bem e eu pude aprender e gostar cada vez mais do projeto e das
crianças da turma.
O ano acabou e aquelas crianças
se formaram naquela escola, pois lá o último ano é o 5º ano, então, todas
deixaram a escola. Lembro delas, guardo boas lembranças, sei que elas levam
boas lembranças e espero que o prazer pela leitura esteja sempre presente nas
suas vidas e que proporcione experiências incríveis.
Uma forma de encarar a leitura, é
como uma desculpa, uma desculpa para se pensar as coisas por novas
perspectivas, uma desculpa para ter conversas sobre os mais variados assuntos
com pessoas diferentes através de algo despertado pelo livro, uma desculpa para
que a curiosidade e a criatividade possam se manifestar.
Nesse ano as atividades começaram
em abril. Escolhi de novo a turma do 5º ano, eles tem em torno de 10 anos.
Na primeira semana de abril fui
conhecer a turma, a professora que já conhecia e é uma apoiadora do projeto me
recebeu muito bem. Algumas das crianças se lembravam de mim por me terem visto
uma vez enquanto eu acompanhava a minha amiga Raíssa no ano passado quando ela
me apresentou o projeto.
Me apresentei para a turma e
comecei a conversar com eles, todos já conheciam o projeto e me receberam com sorrisos
nos rostos, disse então que na próxima semana eu iria começar a leitura com
eles. Pedi que me ajudassem com a escolha do livro. Perguntei se prefeririam
que eu lesse uma estória curta a cada semana ou um livro grande ao longo do
ano. Optaram por um grande livro! Além disso pedi que me ajudassem com o tipo
do livro que queriam. Em uníssono me responderam: suspense! Eu adoro suspense e
havia um bom tempo que queria ler algum livro do detetive mais conhecido do
mundo: Sherlock Holmes! Lancei a idéia e eles gostaram. Me despedi com um: até semana que vem classe!
Encontrei um livro de Sherlock
Holmes na biblioteca da universidade, escolhi pegar aquele que foi o primeiro
livro em que apareceu Sherlock Holmes: “Um mistério em vermelho”. Descobri que
é um dos livros mais lidos do mundo! Comecei a ler o livro, para os que não
sabem, na mediação de leitura a preparação para a contação é essencial e faz
muita diferença, então sempre leio a estória antes, durante essa leitura é
importante atentar-se para as próprias reações. A leitura desse livro é difícil,
o vocabulário é rebuscado, depois que eu fui pensar, que os livros da
biblioteca da universidade são voltados para o público universitário e a
mediação a princípio seria com livros infantis. Além disso o conteúdo também é
delicado, logo no começo li algo sobre a desconfiança de Watson em relação ao
consumo de narcóticos por Holmes. Parei a leitura ali. Seria melhor escolher
outro livro? Na quinta-feira
haveria reunião com o pessoal do projeto talvez lá eu conseguisse ajuda
com a escolha do livro.
2 comentários:
Não vejo a hora de você postar o que aconteceu depois e ocmo resolveu essas dificuldades, deixou a gente no suspense igual as histórias do Sherlock!!!! :)
Obrigado pelo comentário, a ideia era essa mesma, espero que a próxima postagem corresponda as suas expectativas. (Gabriel)
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