quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Desafios e Delícias da Mediação de Leitura

Reflexões dos participantes da Oficina Conte Comigo, ocorrida durante a Semana Universitária 2014 na Universidade de Brasília.

   
     A Oficina Conte Comigo, realizada durante a Semana Universitária da Universidade de Brasília, foi um sucesso. Participaram membros da comunidade universitária e externa que queriam saber um pouco mais sobre o projeto e debater os desafios e as delícias da mediação de leitura.


     Depois da dinâmica quebra-gelo, apresentação do projeto e experiência dos convidados com a leitura dialógica, tivemos um debate, afim de sabermos o que os participantes acharam da leitura dialógica que conheceram e que fazemos com as crianças.

     No debate, surgiram muitas questões. Colocamos aqui as que mais suscitaram discussão. Os pontos aqui refletem o que foi discutido e a variedade de opiniões que surgiram. 
     

O diálogo ao redor da obra de literatura: é possível? É importante?

     Foi dito pelos participantes que é fundamental  interagir com a criança e que, mais que isso, ela deve ser protagonista. Uma participante relatou que faz algo semelhante em sala de aula, com experimentos, e as crianças se sentem cientistas, descobrindo coisas novas.É importante incentivar, pois a curiosidade das crianças é instigada com situações – e palavras – diferentes. 
     A leitura dialógica possibilita essa conversa entre mediador e criança, e os participantes acharam que é possível sim colocar em prática, mesmo não sendo fácil.
     Uma participante faz Pedagogia, e o que ela pode observar na escola onde trabalha é que muitas vezes a leitura é colocada como uma obrigação, o que desmotiva grande parte das crianças.
     Quando esse diálogo existe, damos o poder de a criança falar e exprimir o que sente, experiências que teve. Aprendem a compartilhar o que pensam, exercício que deveria ser feito diariamente com as crianças, para que desde pequenas aprendessem a se expressar com essa ajuda de diálogo tão importante.


Que dificuldades são enfrentadas pelo mediador de leitura? 


     Na dinâmica para a realização da leitura dialógica na oficina, os mediadores das histórias tiveram certo receio de contá-las. Alguns dos motivos citados foram timidez e insegurança.
     Foram também citadas dificuldades em realizar a leitura dialógica, como explicar palavras que desconheciam, realizar o exercício com livro composto somente com imagens, grande quantidade de perguntas feitas pelos que escutavam as histórias, dúvidas em quais perguntas fazer sobre a história contada.
     Mas eles chegaram a conclusões como ser legal devolver o questionamento para as crianças, fazê-las pensar; improvisar, conduzir para a criatividade dos pequenos, e ser sincero sobre o que desconhece, além de explorar bem o livro antes de realizar a contação, de maneira a se preparar para possíveis questionamentos.

O mediador deve se colocar, deve opinar? 

     A dúvida “é necessário concordar com o livro?” surgiu. Algumas respostas foram as seguintes:
1 - A fantasia pode fazer parte da contação: sinta-se livre!
2 - Não dizer somente “não é assim que acontece”. Devolver o questionamento para a criança, perguntar a opinião deles sobre os fatos do livro. 
3 - Ninguém é dono da verdade, é necessário questionar, nem sempre chegar a um consenso.  Inclusive nem sempre concordar com o autor.
4 - Cada um com uma opinião, respeitar a opinião do outro é fundamental, e ensinar isso para as crianças é essencial.
5 - Mediador não deve colocar impor suas crenças para as crianças, por isso muitas vezes é legal deixar em aberto certas dúvidas surgidas.
6 - Não se impor não significa não opinar. O mediador deve ser um modelo de leitor reflexivo e, para tanto, deve compartilhar sim suas impressões e suas interações com a obra e o que a rodeia.

Leitura é entretenimento? 

     Alguém comentou que livro não é entretenimento, é questionamento, é ação de formação, com senso crítico.
     Mas surgiram também opiniões como a leitura ser um entretenimento ativo, há o prazer de ler e se envolver com a história, mas sem ser o mero "passar o tempo", sem ler apenas por ler, porque um livro exige mais. Sentir-se parte da história, se entreter e manter uma postura ativa e crítica são coisas que podem andar juntas. 
    


O que não pode faltar ao ler com as crianças? 


- Bom humor;
- Disposição;
- Imaginação;
- Paciência;
- Alimentar as questões;
- Ter cabeça aberta;
- Escutar a opinião e respeitar o que a criança acha sem impor sua crença;
- Emoção na leitura para despertar interesse.

     Além disso, realizar a leitura com prazer é fundamental. Mediadores compartilham que ler para as crianças o que gostamos, compartilhar um momento importante, estar dedicado em algo espontâneo e sincero é mais especial que fazer da leitura um espetáculo. Então sinceridade, espontaneidade e prazer em ler fazem do nosso projeto o que ele é.
     


A equipe Livros Abertos: Aqui Todos Contam! se sentiu extremamente honrada com a presença de cada um@, e deseja que quem sentiu afinidade com o projeto não deixe de fazer parte, pois esperamos a tod@s com os braços abertos!







Texto de Raylane Marina
Revisão de Eileen Pfeiffer Flores


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