Reflexões dos participantes da Oficina Conte Comigo, ocorrida durante a Semana Universitária 2014 na Universidade de Brasília.
A Oficina Conte Comigo, realizada durante a Semana Universitária da Universidade de Brasília, foi um sucesso. Participaram membros da comunidade universitária e externa que queriam saber um pouco mais sobre o projeto e debater os desafios e as delícias da mediação de leitura.
Depois da dinâmica quebra-gelo, apresentação do projeto e experiência
dos convidados com a leitura dialógica, tivemos um debate, afim de sabermos o
que os participantes acharam da leitura dialógica que conheceram e que fazemos
com as crianças.
No debate, surgiram muitas questões. Colocamos aqui as que mais suscitaram discussão. Os pontos aqui refletem o que foi discutido e a variedade de opiniões que surgiram.
O diálogo ao redor da obra de literatura: é possível? É importante?
Foi dito pelos participantes que é fundamental interagir com a criança e que, mais que isso, ela deve ser protagonista. Uma participante relatou que faz algo semelhante em sala de aula, com experimentos, e as crianças se sentem cientistas, descobrindo coisas novas.É importante incentivar, pois a curiosidade das crianças é instigada com situações – e palavras – diferentes.A leitura dialógica possibilita essa conversa entre mediador e criança, e os participantes acharam que é possível sim colocar em prática, mesmo não sendo fácil.
Uma participante faz Pedagogia, e o que ela pode observar na
escola onde trabalha é que muitas vezes a leitura é colocada como uma
obrigação, o que desmotiva grande parte das crianças.
Quando esse diálogo existe, damos o poder de a criança falar
e exprimir o que sente, experiências que teve. Aprendem a compartilhar o que
pensam, exercício que deveria ser feito diariamente com as crianças, para que
desde pequenas aprendessem a se expressar com essa ajuda de diálogo tão
importante.
Que dificuldades são enfrentadas pelo mediador de leitura?
Na dinâmica para a realização da leitura dialógica na oficina, os
mediadores das histórias tiveram certo receio de contá-las. Alguns
dos motivos citados foram timidez e insegurança.
Mas eles chegaram a conclusões como ser legal devolver o
questionamento para as crianças, fazê-las pensar; improvisar, conduzir para a
criatividade dos pequenos, e ser sincero sobre o que desconhece, além de
explorar bem o livro antes de realizar a contação, de maneira a se preparar
para possíveis questionamentos.
O mediador deve se colocar, deve opinar?
A dúvida “é necessário concordar com o livro?” surgiu. Algumas respostas foram as seguintes:
1 - A fantasia pode fazer parte da contação: sinta-se livre!
2 - Não dizer somente “não é assim que acontece”. Devolver o questionamento para a criança, perguntar a opinião deles sobre os fatos do livro.
3 - Ninguém é dono da verdade, é necessário
questionar, nem sempre chegar a um consenso.
Inclusive nem sempre concordar com o autor.
4 - Cada um com uma opinião, respeitar a opinião do
outro é fundamental, e ensinar isso para as crianças é essencial.
5 - Mediador não deve colocar impor suas crenças para as
crianças, por isso muitas vezes é legal deixar em aberto certas dúvidas surgidas.
6 - Não se impor não significa não opinar. O mediador deve ser um modelo de leitor reflexivo e, para tanto, deve compartilhar sim suas impressões e suas interações com a obra e o que a rodeia.
6 - Não se impor não significa não opinar. O mediador deve ser um modelo de leitor reflexivo e, para tanto, deve compartilhar sim suas impressões e suas interações com a obra e o que a rodeia.
Leitura é entretenimento?
Alguém comentou que livro não é entretenimento, é questionamento, é ação de formação, com senso crítico.
Mas surgiram também opiniões como a leitura ser um
entretenimento ativo, há o prazer de ler e se envolver com a história, mas sem
ser o mero "passar o tempo", sem ler apenas por ler, porque um livro exige mais. Sentir-se parte da história, se entreter e manter uma postura ativa e crítica são coisas que podem andar juntas.
O que não pode faltar ao ler com as crianças?
- Bom humor;
- Disposição;
- Imaginação;
- Paciência;
- Alimentar as questões;
- Ter cabeça aberta;
- Escutar a opinião e respeitar o que a criança acha sem impor sua crença;
- Emoção na leitura para despertar interesse.
Além disso, realizar a leitura com prazer é fundamental. Mediadores compartilham que ler para as crianças o que gostamos, compartilhar um momento importante, estar dedicado em algo espontâneo e sincero é mais especial que fazer da leitura um espetáculo. Então sinceridade, espontaneidade e prazer em ler fazem do nosso projeto o que ele é.
A equipe Livros Abertos: Aqui Todos Contam! se sentiu extremamente honrada com a presença de cada um@, e deseja que quem sentiu afinidade com o projeto não deixe de fazer parte, pois esperamos a tod@s com os braços abertos!
Texto de Raylane Marina
Revisão de Eileen Pfeiffer Flores
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