domingo, 25 de setembro de 2011

Diário do Contador por Malu Engel



Infelizmente, a contação que fiz nesta quinta-feira, diferentemente da que ocorreu na semana passada, me foi bastante insatisfatória. Ontem foi a terceira semana de leitura do livro "O Diário de um Banana", de Jeff Kinney. O escolhi pois no primeiro dia em que me reuni com as crianças, perguntei para elas o que gostavam de ler e a grande maioria falou em gibis, revistas em quadrinhos e coisas do gênero. Achei então que talvez o livro, por se tratar de um diário em que o personagem principal escreve e desenha, seria uma espécie de meio termo que agradaria a todos. Além disso, é um livro bastante divertido com passagens engraçadíssimas, que eu pessoalmente gosto muito.

 Até o dado momento, as crianças pareciam estar entretidas com a história, e nenhuma foi a favor de mudar de livro quando apresentei essa possibilidade. Estava aproveitando o livro como um meio de estender o vocabulário das crianças, que já estão no 5.o ano, motivo pelo qual meu foco na leitura tem sido explorar palavras e expressões que lhes fossem desconhecidas, instigando-as a tentar codificá-las dentro do contexto em que estão inseridas. Semana passada, tudo corria lindamente, tendo eu saído bastante feliz com a percepção e sagacidade das crianças. Mas ontem...
Assim que cheguei, as crianças estavam envolvidas em uma espécie de avaliação, o que alterou a formação original dos grupos de leitura pois somente aqueles que haviam terminado a atividade eram dispensados para participar da contação. Apenas isso já foi suficiente para que a bagunça, que já é resignadamente costumeira, fosse maior ainda. Estavam todos demasiado agitados e brincalhões, desatentos e, ainda que afirmassem o contrário, desinteressados. Desse modo, a leitura saiu tortuosamente penosa, tendo avançado muito pouco em relação às semanas anteriores. Até mesmo os que se mostraram curiosos e participativos acabavam se dispersando em função dos demais. Pra terminar, o horário final da contação coincidiu com a aula de informática dos meninos, o que resultou num choque de interesses em que a leitura, coitada, saiu muito prejudicada.
  Enfim... foi isso. Espero sinceramente não ter esse tipo de problema na semana que vem, e estou pensando seriamente se não seria o caso de fazermos a nossa primeira “DR”- discutir relação. Quem sabe assim eles não passam a aproveitar mais o nosso momento juntos e percebam a leitura como algo que transcende um simples passatempo. A ver...

Um comentário:

Isafrantz disse...

A cara do blog ficou ótima! Parabéns... de resto, paciência. Trabalhar com crianças é assim mesmo pois a capacidade de atenção centrada ainda não está bem desenvolvida. Se eles tem dificuldade de ficar quietos, como esperar que consigam usufruir do momento de contação? Com o tempo e o estabelecimento da rotina daquela atividade na semana tudo tende a melhorar. :) bjim