domingo, 25 de setembro de 2011

Diário do Contador por Raquel Coêlho

           
           Meu nome é Raquel e sou novata no projeto, só tive três contações e nestas pude aprender algumas lições valiosas:
1) Não leia um livro que você não conhece.
            Eu sei que isso foi muito dito,e para a primeira contação escolhi um livro e cometi o erro de deixá-lo na biblioteca. O que aconteceu? Alguém pegou e eu tive que improvisar, escolhi um livro pela capa e... outro erro, era muito chato!!! Então pedi para as crianças escolherem um e lemos “Os três porquinhos”.
2) Uma história repetida não significa uma contação repetida.
Quando eles escolheram “Os três porquinhos” eu pensei :”Ah, uma história legal, mas podia ser alguma coisa nova, diferente...vamos falar das mesmas coisas!”. Mito! Em cada grupo discutimos coisas muito diferentes, as crianças descobriam a história de uma forma nova a cada vez .
3) Ler não é chato!
A turma que estou contando tem crianças de 5 a 6 anos, são bem novas e a maioria não  sabe ler, mas quando entramos na biblioteca elas ficam muito interessadas, realmente se divertem vendo os livros e praticamente todas querem levá-los para casa ou quando termino pedem que eu leia mais. Sem contar que na hora que faço a contação, com exceção do primeiro grupo, eles estão no parquinho e mesmo assim vão bem contentes para a biblioteca. Isso faz pensar que talvez nos anos seguintes a leitura passe a ser vista como uma obrigação, “coisa de escola”, cansativo, chato e aí é que o projeto entra e mostra que ler é o máximo!
Boa noite e boas histórias! 

Nenhum comentário: