domingo, 27 de novembro de 2011

Diário do Contador por Laís Pires


Dia desses visitei uma livraria e fui direto na sessão de livros infantis. Fiquei chocada com os preços! E olha que alguns livros eu até já tive a oportunidade de ler e nem eram lá tão bons assim. Mas com o livro "O Pirata Nhac" o preço vale a pena!


"Um belo dia, o que vi quando estava a navegar?
Uma ilha de OURO no ingrato mar!
TRI-LI-LI, TRI-LI-LI. Vou achar um tesouro ali, 
TRI-LI-LI, um tesouro ali.
Mas há uma coisinha que esqueci de falar: 
Também tem um monstro vivendo por lá."

E foi assim que a trama se desenrolou. Fiquei impressionada em como as crianças de repente se voltaram todas para o livro e aparentavam estar petrificadas, tamanha era a atenção voltada para ele. Foi um livro que agradou tanto os meninos quanto as meninas - afinal de contas, quem nunca quis ser um pirata um dia?! A trama traz todos os ingredientes certeiros de uma boa história. É só aplicar nossas dicas de leitura dialógica que fica ainda mais interativo.

E dá vontade de ler várias vezes!

Um comentário:

Livros Abertos: Aqui Todos Contam! disse...

Essa é, realmente, uma história maravilhosa para a leitura compartilhada e para a leitura dialógica em particular. Cheia de detalhes surpreendentes nas imagens, que não só complementam a história mas muitas vezes oferecem uma interpretação muito diferente da que seria possível só com o texto! Essa brincadeira é genial e aprimora nossa leitura de imagens, principalmente de nós adultos que tendemos a desprezá-las como "coisa de livrinho infantil". Muito bom.