Estamos na quinta semana de leitura da adaptação do livro “20.000 léguas submarinas” de Júlio Verne, das quais nossos personagens já percorreram 9600, parece pouco, mas a história já se aproxima do fim, após enfrentar ataques de navios, tubarões antropófagos, cemitérios submarinos e até ostras gigantes, as crianças estão ansiosas pelo que mais vão encontrar os viajantes do submarino Nautilus.
Um recurso que tenho explorado bastante durante essa contação em especial, é um globo terrestre que tem disponível na biblioteca da escola, através dele vou ilustrando a rota percorrida pelo submarino Nautilus e quando me perguntam a respeito de algum animal marinho citado na história, recorro aos desenhos animados, por exemplo, o Bob Esponja e o Pica-Pau, que por fazerem parte da realidade deles, me ajudam a demonstrar a situação e o ambiente em que os personagens estão envolvidos.

Um comentário:
Nossa, eles gostaram mesmo do Catador de Pensamentos, rs... Leia de novo para eles, se puder! A leitura nunca é a mesma porque a conversa nunca é a mesma, nós nunca contamos do mesmo jeito, nossa reação e a das crianças muda, notam-se novas nuances e sutilezas, enfim, não se trata de uma repetição...As crianças adoram repassar pelos "marcos" da história, antecipar o que vem, etc...
Estou curiosa para saber mais sobre as reações deles ao Julio Verne, vou aguardar sem próximo post! Ah, saiu também em quadrinhos, talvez eles se interessem em conhecer, seria bacana podermos mostrar a eles essa versão também,para eles compararem e comentarem, veja:
http://almanaque.info/leguas/Pagina01.htm
Postar um comentário