
Na contação seguinte, levei algumas imagens para ilustrar ainda mais tais informações e propus uma atividade na qual as crianças do 5º ano B poderiam treinar desenho de observação ou mesmo criar, a partir dos modelos, suas próprias bactérias. Em sua maioria, preferiram observar os modelos, o que também é algo muito bom, pois, na observação, têm a oportunidade de analisar os detalhes de cada espécie.

O reino dos Fungos é o segundo ramo da árvore. Ao começar a leitura, logo fui advertido de que havia combinado que eles iriam ler, e não eu. Gostei muito da atitude e de ver o quão interessados estão em aprender sobre tal assunto. Sâmila, aluna do meu primeiro grupo, começou a leitura, e todos ficaram perplexos em saber que ingerem fungos diariamente, pois, quando comem um pedaço de pão, estão comendo levedura, que nada mais é do que uma espécie de fungo. E que numa floresta, as bilhões de folhas que caem das árvores são trituradas pelos fungos e bactérias, que as absorvem como alimento.

Espero estar ajudando a criar esse prazer da leitura dialógica versus arte-educação, e a cada dia percebo que sim! Reino após reino, temos produzido desenhos e pinturas para ilustrar nossa leitura e nosso aprendizado. Montarei com cada aluno um portfólio com suas obras, que serão expostas para os demais colegas de classe e que também serão levadas ao Projeto para apreciação de todos.
Por Sille Maciel
Nenhum comentário:
Postar um comentário