quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dia das Crianças


Parabéns! Hoje é Dia das Crianças e também Dia Nacional da Leitura.

O Dia da Leitura foi instituído em 2009 para marcar e incentivar movimentos para tornar o Brasil uma nação de leitores. Temos orgulho de fazer parte desse esforço e hoje, para celebrar este dia duplamente especial,  gostaríamos de fazer um pedido  a você, leitor(a) deste blog, a partir de nossa experiência. Mas, primeiro, vamos explicar nosso pedido: 

A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro (1), aponta que 79% do público considerado leitor refere-se à mãe ou ao pai como a pessoa que mais o influenciou a ler. Ou seja, se você é um leitor, é provável que tenham lido com você na infância. No entanto, nossa experiência e os depoimentos que colhemos de numerosos jovens e adultos sugerem que o contrário não é verdadeiro, ou seja,  muitos jovens que ouviram histórias na infância NÃO se tornaram leitores (leem, hoje,  apenas os textos exigidos pelos estudos e profissão) e apontam que o principal fator que os levou a abandonar a leitura espontânea foi a obrigatoriedade. Provavelmente você irá se identificar, em parte, com esse retrato.  Dos contos inventados na hora de dormir, dos causos contados pela família e dos momentos gostosos compartilhando livros, passa-se repentinamente e inexplicavelmente às leituras obrigatórias que devem ser "comprovadas" por meio de fichas de leitura e seus mal disfarçados substitutos atuais, tais como "motivadores de leitura" (juro que esse é o nome dado em algumas instituições...), cartazes, resumos, maquetes,etc. Cobra-se a leitura, literalmente, e com juros! 

Sem mais delongas, vamos então ao nosso pedido: 

A partir de hoje, comece a ler para uma criança ou para um jovem de seu convívio,  sem cobrar NADA em troca. 

Esse é nosso pedido. Não exigir que seu ouvinte diga ou escreva o que "entendeu" do texto, nem o que o autor "quis dizer",  nem testar se "está prestando atenção", nem perguntar "que reflexão ele pode tirar daquilo", nem nada. 

Ler pelo prazer de ler.

Pois, como diz Daniel Pennac (2):  "a gratuidade é a única moeda da arte". 

Feliz Dia das Crianças!

Equipe Livros Abertos

1- Instituto Pró-Livro; http://www.prolivro.org.br
2 - Pennac, Daniel. Como um Romance. Rio de Janeiro: Rocco.




2 comentários:

Adriana Dias disse...

Parabéns pela iniciativa!

Adriana Dias disse...

Parabéns pela iniciativa!!